Veja as opções além da previdência para investir dinheiro e se aposentar
Quais investimentos colocar na carteira para a sua aposentadoria? No mercado financeiro você pode emprestar dinheiro para alguém ou comprar algo pensando que irá se valorizar. Todos esses investimentos podem ser usados para acumular dinheiro para se aposentar no futuro, segundo a planejadora financeira Lueny Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.
Essa matéria faz parte do terceiro aulão da série "Como se aposentar sem depender do INSS". O aulão foi ao ar em 14 de setembro. Veja a live completa aqui. São três lives ao vivo, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como chegar a R$ 1 milhão - ou qualquer outro valor - e investir seu dinheiro de acordo com seu perfil, sonho e prazo. Para saber mais, acesse "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".
O que pode compor a sua carteira
Entenda onde está colocando seu dinheiro. "Para a sua estratégia de investimento, você precisa entender qual a característica de cada produto, como ele vai compor a sua carteira, como ele vai entrar de forma estratégica, para você conseguir definir o que fica e o que não fica", diz.
No mercado financeiro, existem duas possibilidades. Emprestar dinheiro para alguém, ou comprar algo pensando que irá se valorizar. Todos esses investimentos podem ser usados para acumular dinheiro para se aposentar no futuro.
1) Emprestar dinheiro para alguém:
- Para o governo: via títulos públicos disponíveis na plataforma do Tesouro Direto.
- Para bancos: via CDB, LCI, LCA.
- Para empresas: via debêntures, CRI e CRA.
São produtos da renda fixa. Você conhece as condições de retorno (prazo, rentabilidade, risco e volatilidade).
Há riscos diferentes. Emprestar dinheiro para empresas é muito mais arriscado do que emprestar dinheiro para o governo. "Daí você começa a entender quais são as características que são importantes para o seu longo prazo. Você pode ser a pessoa mais conservadora do mundo, mas quando você entende que o seu dinheiro vai trabalhar por 30 anos a seu favor, que é para a sua aposentadoria, você pode assumir um pouco mais de risco, porque você tem tempo de recuperar esse dinheiro, caso alguma coisa fuja do planejado", diz.
Mesmo conhecendo a sua condição de retorno, você tem dentro da renda fixa diferentes produtos que vão entregar diferentes rentabilidades por causa dos diferentes riscos que você vai assumir. Quanto mais risco, maior a possibilidade de retorno.
Lueny Santos
2) Comprar algo:
- Empresas: ações brasileiras, americanas, índices. "Você se torna sócio de uma empresa e tem a possibilidade de receber a distribuição de lucro, através de dividendos, por exemplo", diz ela.
- Imóveis: imóveis propriamente dito ou investimentos em fundos imobiliários.
- Moedas e commodities: dólar, euro, ouro, prata, cobre.
Como fazer esses investimentos? Você consegue comprar os títulos diretamente ou fazer investimentos através de gestores, que são os fundos de investimentos (de renda fixa, de ações, de inflação, multimercado, etc.). "O que vai mudar entre um e outro é justamente o que o gestor vai comprar na carteira. Se você escolheu investir em fundos de renda fixa, você tem a certeza que o gestor está comprando produtos de renda fixa", afirma.
Você não tem garantia de retorno. Isso porque alguns fatores podem interferir na rentabilidade, como o mercado, a movimentação das pessoas do fundo e a estratégia do gestor. "Aqui, você tem a expectativa do mercado, que já é muito incerta. Isso porque existem fatores externos, que a gente chama de 'risco sistêmico', como política, economia, crises, guerras, que podem interferir na rentabilidade desses produtos."
Mesmo fundos não têm garantia de retorno. "Existe uma dinâmica dos fundos de investimentos que não permite que o gestor prometa uma rentabilidade. Há uma expectativa, um objetivo", diz.
Para a aposentadoria, você não precisa ter um produto só. Você pode ter vários produtos. O objetivo é acumular um patrimônio para você conseguir tirar um valor por mês lá na frente.
Todos esses investimentos podem compor sua carteira de aposentadoria. O que vai mudar é a porcentagem que você vai querer de cada um; vai depender do seu perfil e do risco que quer correr.
Aulão: Como se aposentar sem depender do INSS
Quer se aposentar cedo, viver de renda e ter uma vida tranquila? Investir pensando na aposentadoria é um sonho comum. Mas o que muitos não sabem é que planos de previdência não são os únicos produtos que podem ajudar com esse objetivo. O UOL tem um Aulão, com três lives, sobre o tema "Como se aposentar sem depender do INSS". Assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem e têm acesso aos três textos na íntegra.
O primeiro aulão foi sobre como se planejar para a aposentadoria. O segundo, sobre como escolher o melhor fundo de previdência. Já o terceiro aulão ampliou os horizontes e indicou que outros investimentos podem ser usados para guardar dinheiro para o futuro, muito além da previdência.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como chegar a R$ 1 milhão - ou qualquer outro valor - e investir seu dinheiro de acordo com seu perfil, sonho e prazo. Para saber mais, acesse "Quer ser milionário? Veja como investir e o que não te contam".
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário