IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Brasal, Seguros Unimed e Sebrae/PR são "Lugares Incríveis para Trabalhar"

Filipe Fonoff, da FIA, e Fabíola Cidral, apresentadora, conversaram sobre "O Futuro do Trabalho" e boas práticas de empresas com destaque no prêmio "Lugares Incríveis para Trabalhar" - Mariana Pekin
Filipe Fonoff, da FIA, e Fabíola Cidral, apresentadora, conversaram sobre "O Futuro do Trabalho" e boas práticas de empresas com destaque no prêmio "Lugares Incríveis para Trabalhar" Imagem: Mariana Pekin

Julia Moióli

Do UOL, em São Paulo

31/08/2021 19h42

Brasal Refrigerantes, Seguros Unimed e Sebrae/PR são as principais vencedoras do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2021. Transmitida pelo UOL nesta terça-feira, 31 de agosto, a cerimônia online de premiação destacou as empresas brasileiras com melhor gestão de pessoas e clima organizacional, segundo a pesquisa exclusiva FIA Employee Experience (FEEx), conduzida pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

A Brasal Refrigerantes foi uma das que conquistou o troféu na categoria principal, "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" - na faixa das empresas de grande porte (acima de 1.500 funcionários) -, e também no setor de Alimentos e Bebidas. A Seguros Unimed foi reconhecida como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar", entre as companhias de médio porte (de 301 a 1.500 funcionários), como "Mais Incrível em Educação Corporativa" e no setor de Seguradoras. Já o Sebrae/PR, foi o destaque entre as empresas de pequeno porte (até 300 pessoas). Também levou o prêmio no setor Educação.

Live LIPT 2021 - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Carlos Frederico Costa Cavalcante, diretor de RH da Brasal Refrigerantes, premiada como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" entre empresas de grande porte.
Imagem: Mariana Pekin

Sobre vencer o prêmio de Lugar Mais Incrível para Trabalhar na categoria grande porte durante a pandemia, Carlos Frederico Costa Cavalcante, diretor de RH da Brasal Refrigerantes, afirmou: "Transformamos um limão bem azedo numa limonada ou num drink. Aproveitamos o período para fortalecer ainda mais os valores da nossa cultura. Buscamos transparência, fizemos um trabalho de comunicação e não demitimos nenhum colaborador. Nosso grande desafio foi esse. Nossos valores, como confiança, respeito e acreditar nas pessoas em primeiro lugar apareceram muito mais fortes. Então ficou muito latente para a Brasal quem éramos."

Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, premiada como Lugar Mais Incrível para Trabalhar entre as empresas de médio porte, também destacou os desafios de gerir pessoas durante a crise da covid-19: "A pandemia foi muito desafiadora, nossos propósitos foram colocados à prova e acertamos mais do que erramos. Adotamos uma postura responsável em relação ao cuidado com as pessoas. Nós temos um conjunto de pessoas seguradas para cuidar, mas isso não faz sentido se eu não der o exemplo dentro de casa e não fizer a proteção dos colaboradores, que são as pessoas que darão apoio às pessoas que utilizam nossos produtos."

Live LIPT 2021 - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Helton Freitas, presidente da Seguros Unimed, premiada como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" entre empresas de médio porte.
Imagem: Mariana Pekin

Freitas, que é médico sanitarista de formação, complementa: "Oferecemos garantia de que não faríamos redução de pessoal pela pandemia e demos muita informação. Para isso, temos um conjunto de canais, como nosso portal e um atendimento de saúde e bem-estar via Whatsapp. Também criamos um evento regular para os colaboradores: a Sextou Live, que trata de responsabilidade social, inclusão, diversidade, cuidados com filhos e família e carreira."

Live LIPT 2021 - Mariana Pekin - Mariana Pekin
Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR, premiado como "Lugar Mais Incrível para Trabalhar" entre empresas de pequeno porte, participou da premiação remotamente.
Imagem: Mariana Pekin

Também premiado como Lugar Mais Incrível para Trabalhar, desta vez entre as empresas de pequeno porte, Vitor Roberto Tioqueta, diretor superintendente do Sebrae/PR, destacou que "Este prêmio é para todos os colaboradores. É um reconhecimento pela liberdade que o conselho deliberativo da instituição dá para trabalhar para as micro e pequenas empresas do Paraná. A partir de agora, o modo incrível está ativado no Sebrae/PR", comemora.

A live, que teve mais de 3 mil pessoas acompanhando simultaneamente a programação ao longo de mais de duas horas, foi apresentada pela jornalista Fabíola Cidral e contou com a presença de um convidado especial: Max Gehringer.

Ao falar sobre "O Futuro do Trabalho", tema central do evento, o consultor de carreiras abordou, primeiramente, o trabalho remoto: "Isto não é novidade, mas o que antes era uma comodidade virou necessidade para as empresas. E a necessidade sempre traz problemas. Um deles é que nem todas as pessoas que foram trabalhar em casa estavam preparadas para isso. Tenho impressão que essas pessoas vão querer voltar. Também acredito que a decisão das empresas será a seguinte: ou uma área inteira pode trabalhar em casa ou todo mundo terá que voltar ao escritório."

Live LIPT 2021 - Mariana Pekin - Mariana Pekin
"O Futuro do Trabalho", tema da premiação, rendeu uma conversa descontraída entre a apresentadora Fabíola Cidral e o consultor de carreiras Max Gehringer.
Imagem: Mariana Pekin

Sobre gestão de pessoas, comentou: "Há três coisas que seguram um empregado em uma empresa: um bom ambiente de trabalho, remuneração e oportunidades de desenvolvimento e crescimento de carreira. Quando a empresa oferece essas três coisas, dificilmente alguém vai embora."

Sobre a importância do Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar, Max Gehringer declarou: "Este prêmio abre uma vitrine para que todo mundo veja para onde é possível ir e o que é preciso fazer para chegar lá. Talvez essas empresas estejam à frente do seu tempo, mas mostram um caminho que é possível para todos."

Também participaram da transmissão Roberto Sbragia, diretor-presidente da FIA, Lina Nakata e Filipe Fonoff, coordenadores técnicos da FEEx e Murilo Garavello, diretor de conteúdo do UOL..

Diversidade e inovação ganham força

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2021 foi definido a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx), da qual participaram anonimamente 181.551 mil funcionários de 380 empresas. Ela foi realizada entre fevereiro e junho deste ano.

Uma das novidades foi a criação de destaques na premiação, como as três premiações na categoria "Mais Incrível em Diversidade". Vivo, Meireles e Freitas Cobrança Digital e Sabin Medicina Diagnóstica foram consideradas "Mais Incrível em Equidade de Gênero", "Mais Incrível em Inclusão LGBTQIA+" e "Mais Incrível em Respeito Racial" respectivamente.

"As premiadas são completas, pois adotam práticas voltadas a esses públicos, como comitês e grupos de discussão, benefícios exclusivos, políticas de contratação e planos para ascensão a cargos de liderança. Os funcionários percebem o respeito e o tratamento justos", afirma Lina Nakata, uma das responsáveis pela pesquisa da FIA. "Para oferecer esses prêmios, investigamos se, além de políticas de inclusão, há uma porcentagem satisfatória destes públicos no quadro geral das empresas e em cargos de liderança", completa.

Também foram premiados outros quatro destaques: "Mais Incrível em Inovação e Autonomia" (Siemens Energy); "Mais Incrível em Educação Corporativa" (Seguros Unimed); "Mais Incrível em Inovação e Autonomia" (Siemens Energy); "Mais Incrível em Carreira" (Santa Helena); e "Mais Incrível em Bem-Estar" (Dori Alimentos).

Os diferenciais das 120 melhores

O aumento no número de organizações participantes da pesquisa este ano permitiu a ampliação da premiação. As 120 empresas que tiveram melhor pontuação geral na FEEx foram classificadas como "Lugares Incríveis para Trabalhar" - em 2020, 100 empresas receberam o reconhecimento especial.

Veja a lista completa de premiadas clicando aqui.

Outra novidade é a premiação das melhores empresas em 18 setores de atividade: Agronegócio, Alimentos e Bebidas, Bancos, E-Commerce, Educação, Energia, Farmacêutica, Indústrias Diversas, Mineração, Metalurgia e Siderurgia, Química e Petroquímica, Saneamento, Seguradoras, Serviços de Saúde, Serviços Diversos, Serviços Financeiros, Tecnologia e Computação, Têxtil e Transporte e Logística.

Quer ver sua empresa entre as vencedoras do LIPT 2022? As inscrições estarão abertas no site FIA Employee Experience - FEEx em setembro de 2021.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (LIPT) é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que destaca as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os colaboradores a partir da pesquisa FIA Employee Experience (FEEx). O levantamento mede o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH.