Especialista em marcas aponta as 10 melhores e 10 piores pinturas de aviões
A pintura dos aviões é uma das principais maneiras de os passageiros identificarem uma determinada companhia aérea. Nos últimos anos, porém, a criatividade passou a ser deixada de lado, e a maioria das empresas adotou um esquema padrão. Em geral, a fuselagem é branca, com o nome da empresa na parte dianteira e alguns detalhes somente na cauda e nos motores.
Em meio a esse marasmo, algumas companhias aéreas ainda conseguem inovar e criar pinturas que se destacam com o uso de cores diferentes e grafismos inovadores. Em alguns casos, a pintura até segue o padrão de fuselagem branca, mas os detalhes fazem toda diferença.
Especialista na criação de marcas para companhias aéreas e em pinturas de aviões comerciais, Gianfranco Beting, conhecido como Panda, lançou recentemente um canal no YouTube para falar sobre histórias da aviação. Em um de seus vídeos, Panda fez uma seleção do que considera as dez melhores e piores identidades corporativas de companhias aéreas de todo o mundo.
5 critérios para melhores e piores
Para definir o ranking das melhores e piores pinturas de aviões de companhias aéreas, o especialista definiu cinco critérios:
- Originalidade: a capacidade de a imagem ser única, de se destacar das demais.
- Versatilidade: o poder de adaptar-se a diferentes meios, distintas aeronaves e diversas utilizações.
- Modernidade: ser capaz de projetar uma imagem de atualidade ou inovação.
- Representatividade: ser identificável e simbolizar o país, região ou cidade de origem.
- Adequação: da imagem corporativa ao modelo de negócio, aos públicos-alvo.
No topo do ranking de melhores pinturas, estão companhias aéreas que usavam bastante cor em seus aviões. Apesar disso, na lista há aviões com padrão de pintura branca na fuselagem. O uso de símbolos nacionais e fontes modernas, porém, as credenciaram para o ranking.
Por outro lado, entre as piores, estão companhias aéreas que deixaram a criatividade de lado ou quando tentaram acrescentar novos elementos erraram a mão e o resultado ficou sem uma unidade coesa.
As melhores pinturas de avião, segundo Gianfranco Beting:
10º Qantas
A companhia australiana Qantas tem como destaque, segundo Panda, a representatividade e adequação. "Quando você vê aquele flyingru, ou canguru, na cauda você sabe que está vendo uma empresa aérea do país de origem", afirmou.
9º Oman Airways
A aérea do Oriente Médio tem uma pintura com muitas cores. "Ela brilha mais, passa muito bem essa imagem de um certo exotismo de um país e uma região dinâmica, que tenta se modernizar e crescer", disse. "Além disso, é muito original e não tem nada parecido no mundo", completou.
8º Thai
Apesar de perder pontos em originalidade por adotar o padrão com a fuselagem predominantemente branca, Panda ressalta como ponto alto a versatilidade da marca. "Diferentes aviões ficam muito bem nessas cores, e essa marca funciona bem em outros canais", avaliou.
7º Fiji Airways
Outra pintura que perde ponto na originalidade por adotar a fuselagem branca, mas que ganha muitos pontos pelos detalhes da pintura. "É um desenho relativamente moderno, mas que brilha na representatividade. Quem conhece Fiji, esse paraíso na Terra, sabe que esse tipo de arte local é algo brilhante que merecia mesmo ser mostrado", afirmou.
6º Vietnam Airlines
Com a fuselagem azul, a companhia aérea vietnamita recebeu nota alta em todos os critérios. "A gente percebe olhando o avião. Essa imagem distinta, vibrante, que representa o país através do emprego da flor de lótus na cauda e como símbolo da companhia é um trabalho magnífico", disse.
5º Air Tahiti Nui
A companhia aérea do Tahiti utiliza diversas referências da região na pintura de seus aviões e, por isso, mereceu notas altas em originalidade e representatividade. "Um trabalho muito original", afirmou. "É adequado em elevadíssimo nível para já antecipar para o público viajante que estão a caminho do paraíso", afirmou.
4º La Compagnie
A pequena companhia aérea francesa tem aviões equipados exclusivamente com assentos de classe executiva. A empresa se diferencia também na pintura elegante de seus aviões, o que rendeu nota máxima em quatro dos cinco critérios. "É uma empresa pequena, mas acho a imagem muito elegante, muito chique, muito única que traduz perfeitamente a proposta de negócio da empresa", afirmou.
3º KLM
O azul que cobre os aviões da KLM é uma das características da companhia aérea holandesa. Embora não represente as cores do país, que usa o laranja, a pintura recebeu nota máxima em originalidade, versatilidade e adequação. "O fato é que você vê um avião da KLM no mundo inteiro e para para olhar porque é muito bonito, é muito chamativo. É uma tremenda identidade, e qualquer avião fica bem", avaliou.
2º Royal Jordanian
A pintura imponente da Royal Jordanian encanta Panda pela presença forte em qualquer modelo de avião. "Para mim, é nota máxima em todos os quesitos, menos em modernidade porque já vão aí talvez uns 25 ou 26 anos, com pequenas mudanças, mas isso também é resultado da excelência do design", afirmou.
1º Etihad
"É moderna, surpreendente, elegante, distinta, faz com que você chegue ao país antes mesmo de o avião decolar", disse Panda sobre a companhia aérea que ele avalia com a melhor pintura de avião do mundo. "Para mim, uma das melhores identidades da história da aviação", afirmou.
As piores pinturas de avião
Panda também listou as dez companhias aéreas com as piores pinturas de avião. Neste caso, porém, a lista não está em uma ordem classificatória.
Turkish Airlines
Giafranco Beting afirma que uma das grandes falhas da identidade visual da companhia aérea turca é não explorar a riqueza cultural da Turquia. "Esse branco com a cauda vermelha é muito simplório. A barriga cinza envelhece o avião e não tem nenhuma razão a não ser esconder a sujeira", afirmou.
Scoot
A empresa é uma divisão de baixo custo da Singapore Airlines. Por conta disso, Beting avalia que a identidade poderia ser mais bem trabalhada. Ele critica a combinação de amarelo com branco. "Esse amarelo voador parece com penas. Não me agrada mesmo", disse.
PGA Portugália
A marca deixou de existir em 2016 quando a também portuguesa TAP, da qual a PGA Portugália faz parte, criou a TAP Express. Apesar disso, Panda colocou a marca na lista das piores pinturas de avião. "Essa maneira de tratar as cores nacionais ficou muito rasa para mim com essas duas faixinhas na fuselagem", afirmou. Os problemas vão além e Panda considera o principal erro a tipologia da marca.
Egyptair
Na avaliação de Panda, a companhia aérea do Egito erra na escolha da tipologia, das cores e nos desenhos gráficos. "Tem três elementos fortes. O Hórus na frente da fuselagem, o logotipo gigante e mal colocado - a asa esconde - e tem uma cauda vibrante. São três elementos fortes, e o olho não sabe para onde ir. Esse é um problema sério", afirmou.
Air China
Beting conta que a imagem da Air China é a antiga imagem corporativa da companhia aérea russa Aeroflot. Nos anos 1970, a Air China comprou aviões soviéticos. "Os aviões já vieram com essa pintura e a Air China, preguiçosamente, manteve a identidade que um dia foi da Aeroflot. O problema é que ela é muito datada e muito velha. Qualquer avião, mesmo os mais modernos, parecem velhos", afirmou.
Japan Airlines
A companhia aérea japonesa adotou uma identidade limpa para mostrar austeridade após receber um empréstimo do governo do Japão. "Mas essa fase já passou. Vamos fazer uma identidade linda como é Japão. Ela não é simples, ela é simplória, pobre", disse.
Aero Logic
"Por falar em pobreza, vai aqui a campeã da pobreza", afirmou Beting a respeito da pintura dos aviões da companhia aérea cargueira. "É tão limpa que fica simplória. Essa marca não é nada. Não tem nenhuma característica vibrante, nada que nos ajude a lembrar dela", afirmou.
Joon
A companhia aérea foi criada pelo grupo Air France/KLM em junho de 2017 e durou apenas dois anos. A ideia era ter uma marca identificada com o público jovem. Na prática, nada funcionou. "É o típico caso de empresa careta que quer fazer uma marca millennial, e o resultado não apelou nem para os caretas nem para os millennials. Não funcionou", disse.
Level
Outra companhia que teve uma vida curta, a espanhola Level pertencia ao grupo IAG, dono também da British Airways e da Iberia. A Level foi criada em 2017 e deixou de operar em junho deste ano. "Não gosto do nome, da identidade e é simplória. Tentou ser alguma coisa para todo mundo e não conseguiu", afirmou.
Air Europa
A pintura avaliada por Beting é a antiga da Air Europa. "Essa identidade não é nada. É a marca aplicada na fuselagem. Não tem nenhuma bossa, nenhum tratamento, nenhuma ideia. E essa marca é muito feia", afirmou. A Air Europa já atualizou a pintura de seus aviões, mas Beting avalia que "ainda não está grande coisa".
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