IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #41: Poliana Sousa, VP de marketing da Coca-Cola

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/06/2020 04h01

Poliana Sousa, vice-presidente de marketing da Coca-Cola, é a entrevistada do podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (23).

Na entrevista, Poliana conta como a Coca-Cola atuou durante o avanço da pandemia causada pelo coronavírus no Brasil, além de falar sobre propósito de marca, novas estratégias de marketing e liderança feminina.

Segundo um estudo anual da Kantar, a Coca-Cola é a marca "mais escolhida" do mundo desde 2012. Para a executiva, a responsabilidade é enorme e faz com que as escolhas da empresa sejam cada vez mais criteriosas.

"Temos que ser muito cuidadosos com as mensagens que a gente divulga, com as escolhas que gente faz, com as causas que a gente apoia. Uma marca que não tem propósito não tem uma alma. A gente também erra, mas o mais importante é aprender e ajustar. O diálogo com o consumidor nos faz corrigir mensagens ou ajustar planos", diz (a partir de 18:40).

Retorno de um período sem anúncios

No fim de março, a Coca-Cola suspendeu as iniciativas de publicidade, no mundo todo, por causa da pandemia. A marca voltou a veicular uma campanha apenas no final de maio, com o lançamento da ação "Razões para Acreditar".

"Sabemos que temos parceiros importantes, mas vimos que, naquele momento, o importante era priorizar investimentos e recursos para ajudar comunidades que precisavam de mais ajuda. No final de maio, achamos que era o momento de voltar, com uma mensagem de otimismo e esperança", afirma a executiva (no vídeo acima, o trecho está a partir de 1:25).

Poliana também conta da sua carreira. A executiva atuou durante quase 20 anos na P&G, em diferentes cargos, nos Estados Unidos, Porto Rico e no Brasil, antes de assumir o marketing da Coca-Cola, em agosto de 2018. Em fevereiro deste ano, ela foi promovida ao posto de vice-presidente da empresa. É a primeira brasileira a ter este cargo.

"Vejo minha história como inspiração para outras meninas. Tive que fazer algumas escolhas na carreira. Aqui, o assunto de liderança feminina é muito sério. Espero que diversidade seja coisa do passado", declara (a partir de 30:21).

Ouça os podcasts Mídia e Marketing, sobre propaganda e criação, e UOL Líderes, com CEOs de empresas.

Podcasts são programas de áudio que podem ser ouvidos a qualquer hora e lugar —no computador, smartphone ou em outro aparelho com conexão à internet. Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.