IPCA
0,26 Set.2023
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #146: Cecília Alexandre, diretora de marketing da Kraft Heinz

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

19/09/2022 14h48

Como ser criativo para anunciar a simplicidade de um produto? E quais são as atuais estratégias das empresas para que o consumidor interaja com suas marcas?

O episódio desta semana do Mídia e Marketing, que abre o 4º ano do programa, recebe a executiva Cecília Alexandre, diretora de marketing da Kraft Heinz, 5ª maior empresa de alimentos do mundo —veja a entrevista na íntegra, no vídeo acima.

No papo, Cecília conta como a marca busca ampliar sua conexão com o consumidor e explica como funcionam as ações realizadas com influenciadores. No Brasil, a empresa tem as marcas Heinz (condimentos), Quero (alimentos e molhos), Hemmer (condimentos) e BRSpices (especiarias).

"O marketing, agora, é uma relação de troca. É preciso chegar com a mensagem para o consumidor de uma forma diferente. Nossa estratégia é simples, baseada em '3 Vs': a verdade, que é absoluta, em todos os aspectos; a velocidade, que é estar na conversa do dia a dia, na velocidade da cultura, e a vivência, que vem pelas experiências do dia a dia das pessoas", afirma a executiva (a partir de 11:23).

Cecília ainda explica como a Heinz fez uma grande ação com o influenciador Casimiro —que nasceu no digital e acabou com uma iniciativa em parques de São Paulo e do Rio de Janeiro.

"Consumidores chegaram a comentar que a marca conseguiu fazer com que eles ficassem por quase uma hora vendo o comercial da empresa", diz (a partir de 13:28).

Como é a relação com os influenciadores?

Cecília dá um exemplo. "Se o Casimiro não puder falar as expressões dele, teríamos perdido metade da audiência. Nós passamos apenas a mensagem principal. Temos que confiar, como com qualquer parceiro. Precisamos criar conexões emocionais com os consumidores", afirma (a partir de 27:14).

"Não podemos viver no mundo encantando das marcas. A gente está aqui para construir marcas mais fortes, mais desejas e que vendam mais. O grande desafio é crescer no market share", diz (a partir de 19:29).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.