IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #154: Maria Fernanda Albuquerque, VP global de marketing da Havaianas

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

23/01/2023 14h44

Como uma marca consegue se manter contemporânea durante tanto tempo? E as collabs, linhas lançadas em conjunto por duas empresas, vieram para ficar?

O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Maria Fernanda Albuquerque, vice-presidente global de marketing da Havaianas - confira, acima, a entrevista na íntegra.

"A manutenção da relevância da marca passa por constantes inovações para o público, com o app de customização e o lançamento de NFTs, no ano passado. A criatividade é a saída para todos os momentos difíceis. O brasileiro tem isso no DNA - e isso também está no DNA de Havaianas", diz a executiva (a partir de 1:15).

Na Havaianas há pouco mais de 3 anos, a executiva assumiu o posto de VP de marketing em janeiro de 2022.

"A propaganda tem que ser reflexo do que é a marca e também o reflexo de um povo. No nosso caso, temos a veia do espírito do brasileiro, de leveza, de ser bem humorado" (a partir de 4:22).

E em uma época que as pessoas são atingidas por muitas informações, a todo instante, como manter a chama acesa, a proximidade com o consumidor?

Maria Fernanda dá, como exemplo, a collab com a ONG Gerando Falcões, onde 5 pessoas de diferentes comunidades criaram artes que viraram coleções, que serão vendidas no mundo todo.

"As pessoas estão até pagando para ficar longe de publicidade. O mais importante agora é ter conteúdo relevante, além da propaganda. As pessoas compram uma história e não simplesmente um chinelo", afirma (a partir de 6:28).

As collabs entre marcas estão na moda - a primeira de Havaianas, entretanto, foi lançada há mais de 10 anos, coma joalheira H. Stern. A executiva também conta que, atualmente, um projeto como essas demora de 9 meses a 1 ano para sair do papel.

"Elas são complexas porque, no fundo, todos os processos são completamente novos, apesar de serem parecidos. As collabs têm um valor muito maior em imagem de marca: elas determinam o que a gente vê do mundo, têm muito mais importância do que a gente fazer um grande volume de vendas" (a partir de 19:49).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.