Mídia e Marketing #158: Marina Fernie, VP de marketing da Danone
Renato Pezzotti
Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)
20/03/2023 14h43Atualizada em 18/08/2023 18h18
Com a mídia tão fragmentada, como fazer com que a marca grude na cabeça do consumidor? E como criar novos produtos sem perder a mão nas vendas do dia a dia?
O programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Marina Fernie, vice-presidente de marketing da Danone - confira, acima, a entrevista na íntegra.
"A gôndola está cada vez mais cheia de produtos. Vemos uma fragmentação de marcas na indústria, em geral. O importante, então, é ter um posicionamento claro, com marcas fortes. Nossa missão, nossa bússola, é trazer saudabilidade por meio da alimentação", diz (a partir de 2:30).
E como se destacar em meio a crises no mercado de trabalho e com inflação, que tem limitado o poder de compra do consumidor?
"Iogurte costuma ser termômetro de crise. Quando chega a crise, ele sai da cesta de produtos, quase como um luxo. Interessante ver que, durante a pandemia, o comportamento foi diferente. Como era um problema de saúde, mesmo com o bolso mais apertado, a penetração de iogurte nas casas não caiu. Uma das estratégias foi manter o produto acessível, com formatos grandes, econômicos, e que foi uma forma das pessoas conseguirem continuar comprando" (a partir de 5:46).
Marcas com propósito são fundamentais
"Nosso propósito, nossa missão, é melhorar a vida das pessoas. Acredito no potencial das marcas como agentes de transformação. Precisamos de produtos que façam o bem para o planeta e que sejam bons para o consumidor. Empresas precisam ter impacto positivo", diz (a partir de 32:52).
Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.