IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #172: Renato Firmiano, diretor de marketing de Suvinil

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

02/10/2023 14h57

É mais difícil vender tinta do que tênis? Como construir diferenciação e destacar produtos de um produto intangível?

O UOL Mídia e Marketing desta semana conversa com Renato Firmiano, diretor de marketing de Suvinil - veja entrevista acima.

O executivo também fala sobre o crescimento do "faça você mesmo", sobre a digitalização das lojas e do consumidor e sobre como a marca, que possui mais de 650 mil seguidores no Instagram, tem investido em influenciadores e criadores de conteúdo.

"Pelo menos um terço do nosso investimento de marketing está ancorado nessa frente de influência e construção de conteúdo. É uma grande ferramenta de tráfego orgânico para as nossas plataformas", diz (a partir de 23:19).

Confira outros destaques da entrevista:

Os consumidores estão muito mais empoderados na escolha da tinta, mas isso ainda é um ecossistema de influência - do arquiteto, do pintor e do vendedor (a partir de 2:27)

A tinta passou a ter um protagonismo maior no ambiente de trabalho e na área de lazer e o consumidor começou a ver que pode fazer isso (a pintura) sozinho, que é prazeroso e transformador (a partir de 10:15)

Mais de 80% dos varejistas são familiares. A venda acontece no mundo físico em 90% dos casos, mas, cada vez mais, usando ferramentas digitais, O WhatsApp, por exemplo, está em quase todas as lojas (a partir de 16:42)

Há um trabalho muito grande em fazer a curadoria de cores para o consumidor. Precisamos entender o comportamento da sociedade e transformar isso em cor. Temos um universo de 3 mil cores e precisamos fazer uma curadoria disso (a partir de 26:10)

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.