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Loja de sapatos chega aos 80 anos apostando em um nicho: quem tem pé grande

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/12/2018 04h00

É loja de calçados, mas nada de sapatinhos de Cinderela, com numeração baixa. A Eurico é especializada em sapatos com numeração alta: os femininos vão de 40 a 44, e os masculinos, de 44 a 50. São cerca de 600 modelos de calçados femininos e 300 de masculinos.

A loja foi aberta pelo casal alemão Eurico e Leonie Rosenthal em 1938, em Moema (bairro na zona sul de São Paulo), com o nome de Casa Eurico. Vendia sapatos com numeração "normal" (femininos até 39, e masculinos até 43), calçados infantis e chapéus.

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"Em 1939, meu avô arrematou um lote de sapatos masculinos tamanhos 43 e 44 de um fornecedor em dificuldades, fez um anúncio no jornal em alemão que circulava no bairro e vendeu tudo. Ele descobriu um nicho, pois os estrangeiros que moravam no bairro eram altos e tinham pés maiores que a média dos brasileiros", disse Claudia Rosenthal, 55, neta de Eurico e Leonie e sócia da empresa.

A partir daí, segundo Claudia, os avós nunca deixaram faltar na loja calçados com numeração alta. No final da década de 1970, com a concorrência aumentando no bairro, decidiram focar de vez no nicho de calçados de numeração alta. 

"Nosso público feminino é basicamente formado por mulheres com pés maiores que a média, mas também é bastante comum recebermos mulheres trans e homens que usam sapatos femininos", disse Claudia.

Comemoração de 80 anos

A Eurico não tem fabricação própria. Vende sapatos de outras marcas, como Nike, All Star, Mizuno, Olympikus, Usaflex, Havaianas e Keds. Os preços variam de R$ 100 a R$ 800.

Os tipos mais vendidos são tênis, sapatênis e mocassins com sola emborrachada (masculinos) e rasteiras, sapatilhas e tênis (femininos). A empresa vende também meias e cintos de tamanho grande (de 90 a 150 cm de diâmetro).

Para comemorar os 80 anos da Eurico, a empresa reformou a loja de Moema, com investimento de R$ 300 mil. Aberta em 2004, outra unidade fica na rua Oscar Freire (zona oeste de São Paulo) e foi rebatizada em 2010 como Eurico Max, focando no público mais ligado a marcas e à moda.

O site foi criado no final da década de 1990 e relançado em 2008 com a integração do estoque à plataforma, possibilitando a compra online. 

A empresa não revela faturamento nem lucro do ano passado, mas informa que a loja de Moema responde por 45% do faturamento, a da Oscar Freire, por 25%, e o e-commerce, por 30%. A empresa tem 45 funcionários.

Negócio chega à quarta geração

Neste ano, a Eurico completou 80 anos tendo integrantes da família Rosenthal à frente dos negócios há quatro gerações. 

O patriarca Eurico morreu em 1976. A viúva, Leonie, ficou à frente dos negócios até 1990, quando se aposentou. Ela teve ajuda do filho, Hans, da neta Nidia, e do gerente Hirany Guimarães Moreira, que permaneceu na empresa por 45 anos, até a sua morte em 2009. Leonie faleceu em 1998, e Hans, em 2005.

Atualmente, Claudia, neta de Eurico e Leonie, comanda os negócios ao lado das irmãs Nidia, 59, e Vera, 61. Flavia, 34, quarta geração da família, cuida do e-commerce.

Veja vídeo comemorativo dos 80 anos da empresa:

Cuidado com embalagem é importante, diz consultor

Edgard Neto, 36, consultor do Sebrae-SP, disse que a Eurico encontrou um nicho de mercado e ainda aliou a necessidade dos clientes a estilo e conforto.

"Não basta apenas oferecer sapatos com numeração alta. Os calçados devem ter estilo, tecnologia e conforto, fazendo com que os clientes tenham opções, para além das sapatilhas, no caso das mulheres, e dos tênis, no caso dos homens. Eles querem conforto e calçados com apelo da moda”, afirmou.

Para Neto, se a empresa tiver bons produtos e bom atendimento, irá fidelizar o cliente. “A dica para qualquer e-commerce é: mime o seu cliente, e ele nunca vai abandoná-lo”, disse.

O consultor afirmou, no entanto, que a empresa deve ter cuidado com a forma de entrega do produto, no caso de vendas online. "Às vezes, a mulher tem vergonha do tamanho do pé grande. Portanto, a embalagem, quando chegar ao cliente, não deve chamar muito a atenção", disse.

Onde encontrar:

Eurico – https://www.eurico.com.br/

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