IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ANÁLISE

Bitcoin e criptos superam quebra de corretora e mantêm alta no ano

Getty Images
Imagem: Getty Images

Nicolas Meireles Nogueira

25/01/2023 04h00

Mesmo após o anúncio da quebra da corretora de criptoativos Genesis Global, o bitcoin e diversas outras moedas digitais estão mantendo o rali de alta do início de 2023, contrariando as expectativas de quem esperava um revés após a ruína de mais uma gigante do setor cripto.

Está interessado em conhecer um pouco melhor a situação da Genesis e entender por que, mesmo com uma notícia negativa impactante, o mercado cripto segue forte? Vem com a gente!

A Genesis Global

A Genesis atuava como corretora e balcão de negócios com criptoativos para investidores institucionais, ou seja, empresas e clientes de alto poder aquisitivo. A companhia pertence ao Digital Currency Group, ou DCG, que inclui o portal Coindesk e as empresas Foundry, Grayscale e Luno.

Porém, na última quinta-feira (19), a Genesis protocolou pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Com isso, ela se uniu ao grupo de recentes fracassos do meio cripto que inclui a corretora FTX, o fundo de hedge Three Arrows Capital e as plataformas de empréstimos Voyager Digital, Celsius e BlockFi, entre outras empresas.

Para especialistas do mercado cripto, a quebra da Gênesis poderia refletir na Grayscale, empresa do DCG que gerencia o GBTC, maior fundo de investimento de bitcoin do planeta. Além disso, a Genesis deve mais de US$ 700 milhões aos clientes da corretora Gemini, sua ex-parceira em um programa de rendimentos com criptos.

Ainda assim, com tantos problemas e o medo de contágio do setor, como ocorreu com a FTX, o bitcoin e outras criptos continuam mantendo a valorização das últimas semanas. Por que isso está acontecendo?

Bitcoin segue forte

De forma geral, o mercado está otimista com ações, fundos de investimento e criptoativos. Isso ocorre porque há expectativa de que o Fed, o Banco Central americano, comece a reduzir a taxa básica de juros nos próximos meses, o que pode incentivar os investidores a migrar de produtos de renda fixa para a renda variável.

Além disso, a situação econômica precária da Genesis é conhecida desde novembro, já que ela havia concedido empréstimos para a Alameda Research, empresa-irmã da corretora FTX. Logo após a FTX quebrar, a Genesis suspendeu saques na plataforma e, desde então, não mostrava sinais de recuperação.

Quando a Genesis finalmente pediu a recuperação judicial, na semana passada, os participantes do mercado cripto já haviam antecipado a situação e não foram abalados pela notícia. Porém, os adeptos do bitcoin devem continuar prestando atenção nos próximos acontecimentos: uma possível quebra da Grayscale, companhia do mesmo grupo, pode abalar as estruturas do setor.

De toda maneira, a expectativa é de que mais algumas empresas do setor cripto sofram dificuldades financeiras —e até peçam falência— nos próximos meses, tendo em vista que o colapso da luna e a quebra da FTX devem continuar repercutindo no mercado.

Por outro lado, as empresas que sobreviverem seguirão mais fortes e abrirão caminho para um setor mais robusto, transparente e acessível para os usuários de criptoativos.

Quer se aprofundar no universo dos criptoativos? Acompanhe os artigos do PagBank PagSeguro no UOL Economia!

O UOL Economia é de propriedade do Universo Online S.A., sociedade que controla as empresas do Grupo UOL. O Grupo UOL tem em sua composição empresas que exercem atividades reguladas no setor financeiro. Apesar de o Grupo UOL estar sob controle comum, os executivos responsáveis pelo Banco Seguro S.A. são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no portal tem como único objetivo fornecer ao público elementos a título educacional e informativo sobre o mercado e produtos financeiros, sendo baseadas em dados de conhecimento público na data de sua divulgação, conforme fontes devidamente indicadas, e condições mercadológicas externas ao Grupo UOL que podem ser alteradas a qualquer momento, mas sem constituir qualquer tipo de relatório de análise, recomendação, oferta ou solicitação de compra e/ou venda de qualquer produto.

Especialistas em finanças ajudam você a poupar e a escapar de erros comuns para quem quer construir um patrimônio. Tenha informações que auxiliam você a tomar decisões sobre investimentos e aproveite melhor as oportunidades disponíveis no mercado