IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Taxa de desemprego e outros 4 assuntos que podem afetar o mercado

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/02/2021 08h00

A semana tem sido intensa para a Bolsa e deve continuar. Hoje (26) serão divulgados dados sobre o desemprego e renda. Eles vão mostrar ao mercado os sinais de aquecimento da economia.

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco tópicos que podem impactar a Bolsa hoje.

1) Emprego e renda

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga hoje a Pnad Contínua. A pesquisa mostra os níveis de desemprego do país. Os dados divulgados serão referentes ao mês de dezembro de 2020.

Além desses dados, o Instituto também apresenta a renda familiar per capita de 2020.

Os dois indicadores refletem a capacidade de renda atual e futura dos brasileiros e, por isso, devem impactar o mercado hoje.

2) Confiança setorial

Hoje, a FGV divulgará duas sondagens setoriais: a de Serviços e a da Indústria. As duas pesquisas mostram como está a confiança desses setores em fevereiro.

A FGV divulgará também a Sondagem da América Latina do primeiro trimestre deste ano. A pesquisa é um acompanhamento da região e antecipa tendências econômicas. E deve mexer com a Bolsa.

3) Dívida pública

O Banco Central divulga, às 9h30, as estatísticas fiscais. Ou seja, os dados da dívida pública. As estatísticas mostram a saúde financeira do governo federal e dos estados - dados importantes para entender de onde pode sair o dinheiro para bancar um novo auxílio emergencial.

Diante da expectativa sobre o auxílio, o estudo deve mexer com o mercado.

4) Dados dos EUA

O índice de confiança do consumidor da Universidade de Michigan será divulgado às 12h. O indicador permite traçar perspectivas para o curto e longo prazo para os diferentes setores da economia, pois mostra a disposição para gastos por parte dos consumidores.

Outra divulgação que será feita nos EUA é a renda e despesas pessoais dos norte-americanos. O Departamento de Comércio do país divulga a pesquisa às 10h30.

5) Resultados

O calendário de divulgação de resultados ainda está a todo o vapor.

Hoje, as empresas Localiza (RENT3), Atma Participações (ATMP3) e Hypera Pharma (HYPE3) divulgam os resultados do quarto trimestre do ano passado.

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje é a Petrobras (PETR4), segundo Guilherme Cunha, da casa de análises Recomenda Ações. Apesar das polêmicas, a companhia divulgou que teve lucro de R$ 59,89 bilhões no quarto trimestre de 2020. O valor é o maior da história das empresas S/A abertas no Brasil, de acordo com levantamento da Economática.

Para Cunha, a empresa é uma oportunidade para o investidor de longo prazo, uma vez que a Petrobras está sendo negociada com mais de 20% de deságio do seu novo preço justo. Para o analista, apesar do desconforto no curto prazo, por causa das possíveis interferências políticas, a companhia melhora ainda mais o seu fundamento e projeções.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.