Bolsas

Câmbio

Oprah: era pobre, foi estuprada, venceu e conquistou o mundo com discurso

Reinaldo Polito

Reinaldo Polito

  • Getty Images

    Oprah Winfrey fez um discurso emocionante no Globo de Ouro 2018

    Oprah Winfrey fez um discurso emocionante no Globo de Ouro 2018

Poucas vezes se viu aceitação unânime para um discurso como esse proferido há poucos dias por Oprah Winfrey ao receber o Globo de Ouro Cecil B. DeMille. Ela falou da luta pela igualdade racial e sobre o fim dos homens poderosos e brutais.

Assim que chegou ao palco foi recebida com estrondoso aplauso da plateia. Nesse momento o público aplaudia a reputação da oradora. Esse é um aspecto extremamente relevante na comunicação - a nossa fama nos precede.

Quando nos apresentamos em público, antes de abrirmos a boca para cumprimentar os ouvintes, já fomos avaliados. As metas que cumprimos, os projetos que realizamos, os desafios que superamos são levados em consideração.

Leia também:

Para compreendermos melhor. Imagine que apareça para discursar um político que sabidamente comete malfeitos. Você o julgaria de maneira negativa antes mesmo de ele pronunciar a primeira palavra.

O passado de lutas e conquistas dessa mulher, que nasceu pobre, foi estuprada ainda jovem pelo padrasto e sofreu as mais terríveis agressões, mas se manteve firme para sobreviver e se tornar uma das pessoas mais poderosas do mundo, a credenciava naquela noite a receber os aplausos e ser reverenciada.

Oprah se tornou uma das mulheres mais ricas da terra, chegando a faturar mais de 50 milhões de dólares por mês, graças à sua competência e determinação. Durante 25 anos comandou um programa líder de audiência nos Estados Unidos.

E, por isso, se transformou também em exemplo para as mulheres não apenas norte-americanas, mas sim de todo o mundo. Seu sucesso é uma espécie de esperança a quem aspira um dia crescer na vida.

Além desse carisma e dessa admirável reputação, ela foi muito feliz na escolha do tema que desenvolveu. Talvez não exista hoje assunto mais comentado no mundo que a denúncia que algumas mulheres famosas estão fazendo contra homens poderosos que as assediaram.

Muitas dessas mulheres estavam na plateia e se emocionaram com suas palavras. Era como se cada uma delas estivesse ali no palco dizendo aquelas mesmas frases.

Ao pregar, reiteradamente, que o tempo dos homens brutos e poderosos havia chegado ao fim, graças à coragem dessas mulheres que resolveram levantar a voz contra eles, de certa forma fez a catarse de cada uma delas.

Com esse discurso proferido com muita emoção e impecável eficiência conquistou todo o público presente e os milhões de telespectadores que a assistiam nos mais diferentes cantos do Planeta.

Não foram poucas as pessoas que afirmaram que ela seria a próxima presidente dos Estados Unidos. Tanto que Trump, talvez até preocupado com a proporção dos comentários favoráveis a ela, se antecipou dizendo que não acredita que ela queira se candidatar.

Esse é um discurso para assistir muitas vezes. É uma obra prima da oratória que servirá sempre de exemplo de comunicação e, principalmente, de estímulo para que mulheres e homens que se sintam agredidos nos seus direitos tenham coragem de se defender.

Superdicas da semana:

  • Nossa fama nos precede quando falamos em público
  • Use a emoção na dose certa para cada circunstância
  • Adapte  a mensagem de acordo com a realidade dos ouvintes
  • Prepare os ouvintes para que participem da emoção que pretende usar no seu discurso

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse tema: "29 Minutos para Falar Bem em Público", publicado pela Editora Sextante. "As Melhores Decisões não Seguem a Maioria", "Oratória para advogados", "Assim é que se Fala", "Conquistar e Influenciar para se Dar Bem com as Pessoas" e "Como Falar Corretamente e sem Inibições", publicados pela Editora Saraiva. "Oratória para líderes religiosos", publicado pela Editora Planeta.

Siga no Instagram - @reinaldo_polito
Siga pelo Facebook - facebook.com/reinaldopolito
Pergunte para saber mais contatos@polito.com.br

Reinaldo Polito

Autor de 25 livros que venderam mais de 1 milhão de exemplares, dá dicas de expressão verbal para turbinar sua carreira.

UOL Cursos Online

Todos os cursos