IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Quer virar patrão em 2022? Veja 12 franquias de R$ 10 mil a R$ 150 mil

Claudia Varella

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/12/2021 04h00

Ano novo, vida nova. Se você pretende ter o seu próprio negócio em 2022, investir em franquias pode ser uma opção. O UOL selecionou 12 franquias com investimentos entre R$ 10 mil e R$ 150 mil.

Caio Ito, consultor do Sebrae-SP, diz que o empreendedor deve levar em consideração alguns pontos antes de investir em franquia: identificar-se com o negócio, pesquisar bastante a marca, seguir as regras do contrato e manter uma relação de parceria com a franqueadora.

"Ele deve escolher o segmento com o qual tenha um mínimo de afinidade, seja profissional [ter trabalhado na área] ou pessoal, por ter um envolvimento emocional com aquele setor", disse.

Para ele, a relação do franqueado com a franqueadora é uma "via de mão dupla". O franqueado está na linha de frente e pode transmitir a realidade da operação. Já o franqueador pode aproveitar essas informações e direcionar estrategicamente a marca para que tenha mais resultado.

Franquia é um modelo de negócio já testado. Mas o sucesso não depende somente disso ou da escolha da marca. Depende muito da dedicação do empreendedor.
Caio Ito, consultor do Sebrae-SP

Cuidado com franquias baratas

Antes de comprar uma franquia, vale prestar atenção às recomendações de especialistas, como não investir todo o seu dinheiro no negócio e ler atentamente a Circular de Oferta de Franquia (COF).

Outra dica é tomar cuidado com franquias de baixo valor. Para especialistas, um risco comum que se corre ao comprar franquias baratas é o franqueado se tornar, na prática, um vendedor de produtos e serviços da franqueadora, e ainda pagar taxas altas para isso.

Confira a seguir 12 opções de franquias. Os dados foram fornecidos pelas empresas:

1) PremiaPão

Rede de franquias especializada na comercialização de publicidade em sacos de pão. Criada em Recife (PE), em 2015, tem 123 franquias no modelo home based. O franqueado faz a captação de estabelecimentos e anunciantes.

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de 10 mil (para cidades com até 100 mil habitantes). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro
  • Royalties/mês: a partir de R$ 540
  • Faturamento médio mensal: R$ 17 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 10 mil
  • Prazo de retorno: de 4 a 8 meses
  • Site: https://premiapao.com.br/seja-um-franqueado/

2) Vida Leve

Rede de franquias de produtos naturais a granel, suplementos, produtos orgânicos, vegetarianos e veganos, como marmitas e salgados fit, cervejas low carb, energéticos especiais e iogurtes proteicos, entre outros. Os produtos são vendidos dentro de pontos comerciais, como academias e shoppings.

Criada em 2015, em São José do Rio Preto (SP), tem 37 franquias. O franqueado atua na gestão do negócio. São dois modelos: espaço Vida Leve e loja.

Raio-X

  • Investimento inicial: a partir de R$ 20 mil (espaço) e a partir de R$ 125 mil (loja). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação, capital de giro e estoque inicial.
  • Royalties/mês: R$ 1.200 (espaço) e 4,5% sobre o faturamento (loja)
  • Faturamento médio mensal: R$ 10 mil (espaço) e R$ 60 mil (loja)
  • Lucro médio mensal: R$ 10 mil (espaço) e R$ 12 mil (loja)
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses (espaço) e 12 meses (loja)
  • Site: https://www.redevidaleve.com.br/

3) Credfácil

Rede de agências de correspondentes bancários com foco em crédito consignado. Criada em 2004, em Umuarama (PR), tem hoje 600 unidades franqueadas. O franqueado atua na captação de clientes. São dois modelos de negócio para cidades acima de 10 mil habitantes: home based e loja.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 27,9 mil (home based) e R$ 105 mil (loja). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro.
  • Royalties/mês: isento
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil (home based) e R$ 50 mil (loja)
  • Lucro médio mensal: R$ 10 mil (home based) e R$ 20 mil (loja)
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Site: http://www.franquiascredfacil.com.br/seja-um-franqueado

4) Doutor Sofá

Rede especializada em limpeza e impermeabilização de estofados (sofás, colchões, estofados de veículos, entre outros). Criada em 2014, em Joinville (SC), tem 200 unidades, sendo quatro próprias. O franqueado atua como gestor da unidade.

Raio-X

  • Investimento inicial (home based): a partir de R$ 35 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial para o primeiro mês de operação)
  • Royalties/mês: a partir de R$ 700
  • Faturamento médio mensal: de R$ 15 mil a R$ 30 mil
  • Lucro médio mensal: de R$ 6.000 a R$ 15 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses
  • Site: https://doutorsofa.com.br/quero-ser-franqueado/

5) SPA Express

Rede que leva serviços de tratamentos estéticos e de relaxamento à casa do cliente. Criado em 2011, em Campina Grande (PB), o SPA Express tem 40 franquias no modelo home based. O franqueado atua como gestor da operação.

Raio-X

  • Investimento inicial (para cidades com até 300 mil habitantes): a partir de R$ 37.335 (inclui taxa de franquia, capital de giro e estoque inicial)
  • Royalties/mês: 7% sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 15 mil
  • Lucro médio mensal: R$ 4.000
  • Previsão de retorno: de 12 a 16 meses
  • Site: https://www.spaexpressonline.com.br/seja-um-franqueado

6) Kumon América do Sul

Rede de franquias que aplica um método de estudo criado no Japão em 1958. Os professores (chamados de orientadores) utilizam material didático próprio nas disciplinas de matemática, português, inglês e japonês. No Brasil, a primeira unidade foi aberta em 1977 em Londrina (PR). Hoje, são 1.585 franquias.

O franqueado é o responsável pela aplicação do método de estudo Kumon aos alunos. Ele recebe treinamentos na parte pedagógica, administrativa e de marketing. O modelo de negócio é a franquia de rua (ponto comercial).

Raio-X

  • Investimento inicial: de R$ 48.960 a R$ 84.330 (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro). O valor varia de acordo com a escolha do imóvel.
  • Royalties/mês: de 40% a 45% sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: R$ 30 mil (para 120 alunos matriculados, mas o valor pode variar de acordo com a região e os custos operacionais da unidade)
  • Lucro médio mensal: de 20% a 25%
  • Prazo de retorno: de 18 a 24 meses
  • Site: https://www.kumon.com.br/franquia

7) Vivenda em Casa

Rede de franquias que vende produtos da linha de congelados da marca Vivenda do Camarão. Criada em 2018, em Pirassununga (SP), a rede tem 25 franquias. O franqueado atua na prospecção de clientes e venda direta ao consumidor.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 60 mil (inclui taxa de franquia, capital de giro, equipamentos e pedido inicial de produtos equivalente a R$ 15 mil)
  • Royalties/mês: isento
  • Faturamento médio mensal: cerca de R$ 35 mil
  • Lucro médio mensal: cerca de R$ 5.000
  • Prazo de retorno: de 12 a 24 meses
  • Site: https://www.vivendadocamarao.com.br/microfranquia/

8) Biodontos

Rede de franquias de serviços odontológicos e de estética corporal. São mais de dez tipos de tratamentos, desde clareamento dental e implantes até drenagem linfática, limpeza de pele e peeling.

Criada em 2000, em Santo André (SP), a rede tem sete unidades, sendo uma própria e seis franqueadas. O franqueado atua na gestão do negócio, mas caso ele seja dentista, poderá também fazer atendimento.

Raio-X

  • Investimento inicial (loja): a partir de R$ 60 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties/mês: 5% sobre o faturamento
  • Faturamento médio mensal: a partir de R$ 50 mil
  • Lucro médio mensal: a partir de R$ 18 mil
  • Prazo de retorno: 6 meses
  • Site: https://www.biodontos.com.br

9) Tratabem

Rede de franquias especializada em manutenção, assistência técnica e tratamento químico de todos os tipos de piscinas, spas, saunas e hidromassagens.

Criada em 2012, em Cedral (SP), a rede tem 150 franquias. O franqueado é treinado para ser especialista nos serviços, além de atuar na venda de produtos. São três modelos de negócio: home based, quiosque e contêiner.

Raio-X

  • Investimento inicial (home based): a partir de R$ 68 mil (inclui taxa de franquia, kit inicial de produtos químicos e acessórios)
  • Royalties/mês: R$ 1.100
  • Faturamento médio mensal: de R$ 20 mil a R$ 35 mil
  • Lucro médio mensal: 40%
  • Prazo de retorno: de 12 a 18 meses
  • Site: https://www.iguitratabem.com/seja-um-franqueado

10) iNexxus

Rede de agências de marketing digital e performance focada em resultados para as empresas, como gestão de redes sociais, campanhas e venda de sites, entre outros.

Criada em 2013, em São José do Rio Preto (SP), a empresa aderiu ao franchising neste ano. Tem nove franquias em operação. O franqueado aprende a desenvolver os serviços para poder oferecer às empresas, além de fazer a captação de clientes.

Raio-X

  • Investimento inicial: R$ 75 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties/mês: isento
  • Faturamento médio mensal: de R$ 35 mil a R$ 60 mil
  • Lucro médio mensal: até 55%
  • Prazo de retorno: 9 meses
  • Site: https://inexxus.digital/seja-franqueado/

11) Casa de Bolos

Rede de lojas especializada em bolos caseiros. Criada em 2009, em Ribeirão Preto (SP), tem 401 franquias, sendo sete próprias. O franqueado é o responsável por toda operação da loja, desde a administração até a confecção dos bolos.

São três modelos de negócio: microfranquia (para cidades de todos os portes), loja fit (para cidades abaixo de 80 mil habitantes) e loja standard (para cidades acima de 80 mil habitantes).

Raio-X

  • Investimento inicial (microfranquia): R$ 87 mil (inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro)
  • Royalties/mês: R$ 900 (com reajuste anual)
  • Faturamento médio mensal: 60%
  • Lucro médio mensal: 25%
  • Prazo de retorno: 24 meses
  • Site: http://www.casadebolos.com.br/seja-um-franqueado/

12) Topper e Rainha

A BR Sports, dona das marcas Topper e Rainha, lançou neste ano o formato franquia para cidades com até 200 mil habitantes. Hoje, a rede de lojas de artigos esportivos (tênis, chuteiras, bolas e roupas) tem quatro unidades próprias em Campinas (2), Jundiaí e Sorocaba, todas no estado de São Paulo.

São dois modelos de negócio: quiosque e contêiner. Cabe ao franqueado fazer a gestão do negócio.

Raio-X

Investimento inicial: R$ 130 mil (quiosque) e R$ 150 mil (contêiner). Inclui taxa de franquia, taxa de instalação e capital de giro
Royalties/mês: 5% sobre o faturamento
Faturamento médio mensal: R$ 69 mil (quiosque) e R$ 80 mil (contêiner)
Lucro médio mensal: 12% (ambos)
Período de retorno: de 12 a 21 meses
Sites: Topper - https://www.topper.com.br/seja-um-franqueado e Rainha - https://www.rainha.com.br/seja-um-franqueado