PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Mercado reage ao pacote trilionário nos EUA e às incertezas na Petrobras

Petrobras: O que esperar das ações da estatal nas próximas semanas? -
Petrobras: O que esperar das ações da estatal nas próximas semanas?
Conteúdo exclusivo para assinantes

Felipe Bevilacqua

08/03/2021 08h36

Você vai ouvir muitas vezes no mundo financeiro a frase 'Sobe no boato, realiza no fato'.

Quando existe somente a expectativa de algo bom acontecer, os investidores e o mercado se animam, e os ativos envolvidos se valorizam. Quando ocorre a confirmação da expectativa, o mercado cai. Os investidores começam olhar para os pontos negativos. O inverso também é válido.

É um pouco do que está acontecendo hoje.

O UOL Economia tem uma área exclusiva para quem quer investir seu dinheiro de maneira segura e lucrar mais do que com a poupança. Conheça!

Confira a seguir a análise de Felipe Bevilacqua, analista e sócio-fundador da casa de análise Levante Ideias de Investimento. Todos os dias, Belivacqua traz notícias e análises de empresas de capital aberto para você tomar as melhores decisões de investimentos. Este conteúdo é exclusivo para os leitores de UOL Economia+. Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

A aprovação do pacote de US$ 1,9 trilhão pelo Senado, que ocorreu no fim de semana, era aguardada ansiosamente.

Sabe o resultado?

A preocupação com a inflação dos EUA aumentou e isso se reflete na expectativa de aumento juros por lá, o que derruba as bolsas americanas.

No Brasil, além dos pontos que comentei no Por Dentro da Bolsa, fiz a análise de dois acontecimentos importantes.

TIM Brasil (TIMS3) fecha acordo de exclusividade para negócios de fibra

A TIM Brasil (TIMS3) fez um anúncio muito importante sobre o futuro da companhia no negócio de fibra ótica residencial. A novidade é que a TIM vendeu um pedaço da FiberCo, empresa do segmento, para a IHS.

A venda tem como objetivo conseguir um parceiro para ajudar com os altos montantes de investimentos necessários para expansão do serviço no país.

A IHS é uma de telecomunicações com presença na África, Oriente Médio e América Latina, com mais de 28 mil torres de celular em seu portfólio de ativos.

A FiberCo vai herdar a infraestrutura e os clientes de fibra da Tim Brasil, que já possui presença em 27 cidades e cerca de 600 mil clientes do TIM Live. A companhia pretende ter 3 milhões de casas com o serviço de fibra acessível até 2023.

Um ponto curioso sobre o modelo de negócios da TIM Brasil (TIMS3) é que a companhia vai construir uma rede com o único propósito de ser usada por seus clientes. Suas concorrentes, a Vivo e a Oi, também já fizeram um movimento parecido de separar a área de fibra, mas tem outro objetivo. Pretendem criar uma rede para vender os serviços para outras empresas que queiram fornecer serviços de internet fixa.

O que esperar das ações da Petrobras nas próximas semanas

O comando da Petrobras passa por um momento complicado. A saída do presidente da companhia, Roberto Castello Branco, e a manifestação de uma boa parte do conselho em deixar o cargo, coloca em xeque a melhor gestão que a companhia já teve em sua história.

O mandato da atual gestão termina em 20 de março. O que vem depois disso é uma incógnita. Toda a polêmica envolve a política de preços de combustíveis da companhia.

O que deixa a situação mais complicada é que o dólar está alto e a cotação internacional do petróleo está na máxima dos últimos dois anos, com uma perspectiva de valorizar ainda mais, o que gera uma pressão natural para aumento do preço dos combustíveis.

A presidência da Petrobras tem um nome certo, o general Silva e Luna. O novo indicado precisará ser aprovado pelo conselho para assumir o cargo, o que poderá ou não ocorrer. Além disso, deverá substituir peças importantes do time, o que não será uma tarefa fácil.

Em um cenário de falta de comando, interferência na gestão e preços em alta, fica cada vez mais difícil enxergar uma saída positiva e benigna para a companhia, o que deve gerar uma pressão para baixo nas ações da Petrobras por alguns meses e começar a refletir negativamente nos fundamentos de maneira estrutural na companhia.

Este material foi elaborado exclusivamente pela Levante Ideias e pelo analista Felipe Bevilacqua (sem qualquer participação do Grupo UOL) e tem como objetivo fornecer informações que possam auxiliar o investidor a tomar decisão de investimento, não constituindo qualquer tipo de oferta de valor mobiliário ou promessa de retorno financeiro e/ou isenção de risco . Os valores mobiliários discutidos neste material podem não ser adequados para todos os perfis de investidores que, antes de qualquer decisão, deverão realizar o processo de suitability para a identificação dos produtos adequados ao seu perfil de risco. Os investidores que desejem adquirir ou negociar os valores mobiliários cobertos por este material devem obter informações pertinentes para formar a sua própria decisão de investimento. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, podendo resultar em significativas perdas patrimoniais. Os desempenhos anteriores não são indicativos de resultados futuros.

PUBLICIDADE