IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Desemprego e aluguel no Brasil: veja 6 tópicos que podem impactar a Bolsa

Colaboração para o UOL, em São Paulo

28/01/2021 08h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, 6 tópicos que devem impactar a Bolsa hoje.

1) Desemprego no Brasil

Dois indicadores diferentes sobre emprego no Brasil saem hoje:

  • O IBGE divulga às 9h, o desemprego geral (com e sem carteira assinada)
  • A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho mostra os números do Caged (empregos com carteira assinada), às 11h

Os dados são fundamentais para entender o nível de atividade da economia no país.

2) Inflação do aluguel no Brasil

O mercado deve repercutir a divulgação do IGP-M agora de manhã. Ele é um indicador de inflação que é utilizado para o reajuste dos aluguéis no país. Afeta diretamente o setor imobiliário e também dá um panorama do nível de atividade econômica do Brasil.

3) Indústria no Brasil

A pesquisa com os diversos setores da indústria no Brasil, divulgada agora de manhã pela FGV, ajuda a antecipar o rumo que a economia pode tomar no curto e médio prazo, o que afeta diretamente a escolha de onde os investidores devem colocar seu dinheiro. Por isso, a Bolsa pode responder ao resultado após a abertura.

4) PIB dos EUA

Nos EUA haverá a divulgação, às 10h30, da evolução do PIB (Produto Interno Bruto) no país em 2020.

5) Empréstimos no Brasil

O Banco Central divulga, às 9h, a taxa de empréstimos no Brasil em dezembro. O indicador mostra a atividade econômica no país, uma vez que mais empréstimos sendo realizados implica em um maior aquecimento da economia.

6) Desemprego nos EUA

Os novos pedidos de seguro-desemprego na última semana nos EUA serão divulgados às 10h30. O indicador ajuda os investidores a mapear a saúde econômica no país, e por isso pode causar movimentações atípicas no mercado.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.