IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja as 8 ações mais indicadas por analistas para esta semana

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/03/2021 04h00

As ações da Vale são as mais recomendadas nesta semana por analistas de investimento, conforme acompanhamento feito pelo UOL Economia+. A mineradora figura em metade dos seis portfólios analisados.

  • Conheça o UOL Economia+, serviço completo de orientação financeira do UOL para assinantes.

Confira as 8 principais indicações da semana (de 15 a 19/3)*:

  • Vale (VALE3): 3 recomendações.
  • B3 (B3SA3): 2 recomendações.
  • CSN (CSNA3): 2 recomendações.
  • Eneva (ENEV3): 2 recomendações.
  • JBS (JBSS3): 2 recomendações.
  • Magazine Luiza (MGLU3): 2 recomendações.
  • Marfrig (MRFG3): 2 recomendações.
  • Suzano (SUZB3): 2 recomendações.

*Levantamento feito com base nas carteiras recomendadas pelas seguintes instituições: Ativa Investimentos, Elite Investimentos, Mirae Asset Corretora, MyCap, Terra Investimentos e XP Investimentos.

Vale se mantém no topo

A Vale segue firme na lista de preferências dos analistas e, nesta semana, as ações da mineradora foram mantidas nas carteiras recomendadas pela Elite, Mirae Asset Corretora e XP Investimentos.

A principal notícia envolvendo a companhia é a mudança em seu conselho de administração, que será votada em assembleia geral ordinária (AGO) no dia 30 de abril. Na semana passada, a empresa divulgou a lista de candidatos ao conselho, que terá uma nova composição com mandato válido para o período 2021-2023.

O assunto interessa diretamente a grandes investidores institucionais que, em carta aberta, já pediram apoio aos candidatos alternativos ao conselho da Vale.

Do ponto de vista operacional, a mineradora comunicou no dia 12 o início dos trabalhos para aumentar a produtividade em Timpopeba, que faz parte do Complexo Mariana, em Minas Gerais.

"A retomada de capacidade de Timbopeba é mais um passo na estabilização de produção de minério de ferro e no caminho para o retorno da capacidade produtiva de 400 Mtpa [milhões de toneladas por ano] no final de 2022", diz o comunicado da empresa.

Outros 7 destaques integram a semana

Em uma semana com indicações bastante pulverizadas, outras sete ações aparecem entre os destaques, mas todas com apenas duas recomendações de compra. A relação inclui a B3, CSN, Eneva, JBS, Magazine Luiza, Marfrig e Suzano.

Nessa lista, chamam atenção os papéis da Eneva, maior operadora privada de gás natural do Brasil, que retornaram aos portfólios selecionados pela Ativa Investimentos e pela Elite, após serem trocados na semana passada.

Outra companhia que figura como novidade em duas carteiras recomendadas nesta semana é a JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo. As ações estrearam entre as escolhas da Mirae e da MyCap.

Carteiras semanais têm 15 mudanças

As instituições monitoradas pelo UOL Economia+ promoveram um total de 15 mudanças nos portfólios de ações indicados para esta semana, frente ao período imediatamente anterior.

A líder em alterações foi a MyCap, que trocou quatro dos cinco papéis selecionados na semana passada. A Ativa Investimentos vem logo a seguir, com três substituições.

Todas as demais —Elite Investimentos, Mirae Asset Corretora, Terra e XP Investimentos— fizeram duas alterações nas suas carteiras recomendadas nesta semana.

Alterações e portfólios completos indicados

Ativa Investimentos

Elite Investimentos

Mirae Asset Corretora

MyCap Investimentos

Terra Investimentos

XP Investimentos

O preço e o desempenho das ações podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

UOL Economia+ fará evento para quem quer investir

Entre os dias 23 e 25 de março, o UOL Economia+ e a casa de análises Levante Ideias de Investimento realizarão evento online gratuito. O economista Felipe Bevilacqua, analista certificado e gestor especialista da Levante, comandará três grandes aulas para explicar ao leitor do UOL como assumir as rédeas do próprio dinheiro.

O evento é gratuito para todos os leitores UOL. Garanta o seu lugar no evento aqui.

Ao clicar em “Enviar”, você concorda com a Política de Privacidade do Grupo UOL e aceita receber e-mails de produtos e serviços do Grupo UOL e demais empresas integrantes de seu grupo econômico. O Grupo UOL utiliza as informações fornecidas para entrar em contato ofertando produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.