IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Impasse do orçamento e outros 3 temas que podem afetar a Bolsa

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/04/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro temas que podem afetar a Bolsa nesta segunda-feira (5).

1) Orçamento - Apesar de já ter sido aprovado na Câmara e no Senado, o Orçamento do país para 2021 ainda é alvo de polêmicas.

A equipe econômica do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), encabeçada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, acredita que o acordo de R$ 10 bilhões em emendas parlamentares não seja o bastante para manter as contas do governo abaixo do teto de gastos.

Isso tem causado atritos entre o ministro e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Agora o governo possui até o dia 22 para pensar em uma saída jurídica e ver se assina, com ou sem vetos, a proposta.

A situação desanimou os investidores na quinta-feira (1°). O Ibovespa contrariou o otimismo do mercado internacional e fechou com queda de 1,18%.

O dólar teve alta de 1,54%.

2) Empregos nos EUA - Na sexta-feira (2) foi divulgado um dos principais indicadores do mercado financeiro: o relatório de empregos dos EUA.

O resultado impressionou: foram 916 mil empregos criados em março. O número é mais do que o dobro do registrado em fevereiro, quando 416 mil vagas foram criadas.

Já a taxa de desemprego caiu para 6%.

Como a Bolsa estava fechada na sexta, os investidores devem rebalancear os seus investimentos nesta segunda (5) diante dos resultados positivos apresentados no país norte-americano.

3) Boletim Focus - Como acontece toda semana, o Banco Central divulga daqui a pouco o Boletim Focus. O relatório mostra as projeções do mercado para indicadores importantes da economia, como inflação, PIB, dólar e a taxa básica de juros.

O boletim pode influenciar na decisão dos investidores, e por isso os investidores devem ficar atentos.

4) Serviços nos EUA - Os investidores acompanham hoje também a publicação do PMI do setor de Serviços nos EUA, às 12h. A pesquisa mede a atividade econômica do setor, que compreende áreas como serviços administrativos, TI, serviços financeiros, de saúde, educação, entre outros.

Como serviços é um setor importante para a economia do país, os investidores devem ficar de olho na publicação.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.