PUBLICIDADE
IPCA
+0,93 Mar.2021
Topo

5 maiores erros que fazem você perder dinheiro ao mexer nos investimentos

Para não perder dinheiro ao movimentar o dinheiro, investidor deve levar em conta todas condições que envolvem a aplicação - Getty Images/iStockphoto
Para não perder dinheiro ao movimentar o dinheiro, investidor deve levar em conta todas condições que envolvem a aplicação Imagem: Getty Images/iStockphoto
Exclusivo para assinantes UOL

João José Oliveira

Do UOL, em São Paulo

13/04/2021 04h00

Em momentos de incertezas sobre a economia, como o que estamos vivendo desde 2020, a instabilidade toma conta dos mercados. O sobe e desce das ações, dos fundos imobiliários e até de aplicações de renda fixa, dizem consultores financeiros, deixa muita gente tentada a mudar estratégias, sacando de uma aplicação para colocar o dinheiro em outra.

É aí que mora o perigo, segundo especialistas. Antes de movimentar o dinheiro, o aplicador precisa levar em conta todas as condições que envolvem um investimento - e que vão muito além do rendimento bruto de cada produto.

Em momentos de maior volatilidade dos mercados, o investidor tende a ficar mais desconfortável com as suas aplicações. E nesses momentos de incertezas é muito maior o risco de ele cometer erros, quando a emoção fala mais alto que a razão.
Simone Pasianotto, economista-chefe da Reag Investimentos

Segundo Simone, também professora de economia na ESPM, a falta de planejamento antes de investir amplia o risco de perdas do investidor ao cometer um erro na hora de movimentar o dinheiro de uma aplicação para outra. Veja abaixo o que dizem os especialistas e entenda quais erros você precisa evitar.