PUBLICIDADE
IPCA
0,47 Mai.2022
Topo

Acordo para Orçamento e outros assuntos que podem influenciar a Bolsa hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/04/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, três temas que podem afetar o mercado nesta terça-feira (20) e uma empresa para você ficar de olho na Bolsa.

1) Acordo para Orçamento - Na segunda-feira (19), governo e Congresso chegaram a um acordo para a aprovação de um projeto de lei que pode ajudar a resolver o impasse do Orçamento.

Um dos principais pontos do texto é que os gastos com o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda ficam de fora da meta de gastos do governo.

Juntos, os dois programas devem custar em torno de R$ 15 bilhões aos cofres públicos.

Outro ponto trazido no projeto de lei é a garantia de que o governo terá flexibilidade para movimentar verbas, sem a necessidade de validação do Congresso Nacional.

O projeto precisa passar por aprovação da Câmara e do Senado, e só depois disso o Orçamento pode ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Lembrando que o prazo para a sanção segue o mesmo, até o dia 22.

Como o acordo saiu no final da tarde de segunda (19), ele pode repercutir no mercado nesta terça-feira (20).

2) CPI da covid-19 - Ainda nesta semana, deve ocorrer a instalação da CPI da covid-19, que vai investigar os atos do governo durante a pandemia.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), adiantou que a comissão será instalada depois do feriado, ou na quinta-feira (22) ou na próxima terça, dia 27.

O mercado ficará de olho neste assunto, pois pode trazer instabilidade política ao país e influenciar diretamente as eleições de 2022.

3) Petrobras - Durante a sua cerimônia de posse como CEO da Petrobras na segunda (19), o general Joaquim Silva e Luna afirmou que buscará diminuir a grande variação de preços do petróleo, sem desrespeitar a paridade com a cotação internacional.

O mercado se animou com as declarações, e as ações da companhia reagiram positivamente na segunda. As ações ordinárias (PETR3) subiram 5,03% e as preferenciais (PETR4) avançaram 5,80%.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a International Meal Company (MEAL3).

A empresa é dona de marcas de alimentação conhecidas em shopping centers, como Viena e Grano; em rodovias, como Frango Assado; e em aeroportos, como Aeromeals, Black Coffee, Brunella, entre outras.

As ações da companhia tiveram forte desvalorização com o fechamento dos shoppings e redução quase que total dos aeroportos. Porém, das empresas do setor, ela é a que melhor esboça recuperação das lojas frente à retomada do consumo.

Segundo os analistas da casa, as ações estão abaixo do mercado e, por isso, representam oportunidade para os investidores.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.