Acordo para Orçamento e outros assuntos que podem influenciar a Bolsa hoje
Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, três temas que podem afetar o mercado nesta terça-feira (20) e uma empresa para você ficar de olho na Bolsa.
1) Acordo para Orçamento - Na segunda-feira (19), governo e Congresso chegaram a um acordo para a aprovação de um projeto de lei que pode ajudar a resolver o impasse do Orçamento.
Um dos principais pontos do texto é que os gastos com o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) e o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda ficam de fora da meta de gastos do governo.
Juntos, os dois programas devem custar em torno de R$ 15 bilhões aos cofres públicos.
Outro ponto trazido no projeto de lei é a garantia de que o governo terá flexibilidade para movimentar verbas, sem a necessidade de validação do Congresso Nacional.
O projeto precisa passar por aprovação da Câmara e do Senado, e só depois disso o Orçamento pode ser sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Lembrando que o prazo para a sanção segue o mesmo, até o dia 22.
Como o acordo saiu no final da tarde de segunda (19), ele pode repercutir no mercado nesta terça-feira (20).
2) CPI da covid-19 - Ainda nesta semana, deve ocorrer a instalação da CPI da covid-19, que vai investigar os atos do governo durante a pandemia.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), adiantou que a comissão será instalada depois do feriado, ou na quinta-feira (22) ou na próxima terça, dia 27.
O mercado ficará de olho neste assunto, pois pode trazer instabilidade política ao país e influenciar diretamente as eleições de 2022.
3) Petrobras - Durante a sua cerimônia de posse como CEO da Petrobras na segunda (19), o general Joaquim Silva e Luna afirmou que buscará diminuir a grande variação de preços do petróleo, sem desrespeitar a paridade com a cotação internacional.
O mercado se animou com as declarações, e as ações da companhia reagiram positivamente na segunda. As ações ordinárias (PETR3) subiram 5,03% e as preferenciais (PETR4) avançaram 5,80%.
Fique de Olho
A casa de análises Recomenda Ações traz para o Fique de Olho de hoje a International Meal Company (MEAL3).
A empresa é dona de marcas de alimentação conhecidas em shopping centers, como Viena e Grano; em rodovias, como Frango Assado; e em aeroportos, como Aeromeals, Black Coffee, Brunella, entre outras.
As ações da companhia tiveram forte desvalorização com o fechamento dos shoppings e redução quase que total dos aeroportos. Porém, das empresas do setor, ela é a que melhor esboça recuperação das lojas frente à retomada do consumo.
Segundo os analistas da casa, as ações estão abaixo do mercado e, por isso, representam oportunidade para os investidores.
O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.
Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.
Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.
Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.