IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Como fazer investimentos em ouro? Economista explica 3 formas práticas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/05/2021 04h00

O apresentador Silvio Santos eternizou o termo "barras de ouro valem mais do que dinheiro", e tem muito investidor que imagina que, para investir em ouro é preciso, literalmente, comprar barras de ouro. Será? Como investir em ouro, afinal? A dúvida foi respondida no Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL Economia+.

O economista César Esperandio disse que existem três maneiras principais de investir em ouro, e apenas uma delas é indicada para o investidor iniciante. Entenda no vídeo abaixo como investir em ouro.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Como investir em ouro

De acordo com a Bolsa de Valores brasileira, a B3, "diferentemente das bolsas estrangeiras, onde o contrato é negociado em relação a onça troy, a Bolsa negocia ouro em reais por grama. No Brasil, a cotação de ouro reflete as expectativas do mercado internacional atreladas ao mercado interno e a variação do dólar".

Segundo Esperandio, existem três formas principais de investir em ouro. Confira:

Contratos futuros: relacionado ao mercado de derivativos. É muito arriscado, diz o economista.

"Quando você investe em ações, o risco maior é perder tudo. No mercado futuro, você pode perder tudo e ainda sair devendo", disse.

Segundo ele, no mercado futuro, o investidor se compromete a comprar ou vender ouro numa data futura. "Ou seja, é um compromisso de efetivar determinada transação num preço combinado numa data futura. Isso é para investidor mais experiente", afirmou.

Ouro em espécie: neste mercado, você compra o metal em barras. Há poucas instituições financeiras que vendem este tipo de ativo. Uma delas é o Banco do Brasil.

"Após comprar o ouro, você tem que contratar um banco custodiante, que irá guardar as barras, e isso é um serviço pago. Também não é recomendável para iniciantes", disse.

Fundos de investimentos em ouro: esses fundos cuidam de toda essa burocracia para você.

"Esse é o caminho mais óbvio para quem não quer ter dor de cabeça. Você corre menos risco, porque há um gestor profissional por trás. Mesmo assim, antes de investir, você deve sempre ler a lâmina do fundo, na qual contém todas as informações sobre aquele fundo", disse o economista.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.