PUBLICIDADE
IPCA
+0,83 Mai.2021
Topo

Inflação nos EUA deve afetar a Bolsa hoje; veja outros assuntos

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/06/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro notícias que podem afetar o mercado nesta quinta-feira (10) e uma ação para ficar de olho.

1) Inflação nos EUA - A inflação oficial dos EUA será divulgada hoje e pode mexer com os mercados de todo o mundo.

O indicador é uma das principais preocupações dos investidores. O receio é de que o aumento nos preços force o governo norte-americano a elevar a taxa de juros e a diminuir os estímulos à economia.

Em abril, a inflação norte-americana avançou 0,8%, enquanto a expectativa do mercado era de uma alta de 0,2%.

2) CPI da Covid - A CPI da Covid deve continuar nesta quinta-feira (10), com o depoimento de Wilson Lima (PSC), governador do Amazonas.

A comissão deseja entender se houve falha do governo federal na crise de abastecimento de oxigênio que ocorreu no início do ano em Manaus.

O governador, contudo, entrou com pedido de habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) para não depor ou ficar em silêncio durante a sessão. Se a presença dele se confirmar, ele é o primeiro líder estadual a depor na CPI.

Como o estado foi o foco de uma das principais crises na saúde pública do país durante a pandemia, o depoimento de Lima pode movimentar o cenário político e, consequentemente, a Bolsa hoje.

3) Juros da zona do euro - O Banco Central Europeu divulga hoje a taxa de juros do bloco dos países que formam a zona do euro. Hoje, essa taxa está próxima de zero.

A decisão afeta diretamente os investidores por lá e pode mexer com a Bolsa brasileira nesta quinta-feira (10)

4) Desemprego nos EUA - Semanalmente, nos EUA, é divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na semana anterior.

Essa publicação acontece toda quinta-feira e revela como está a economia norte-americana. Por isso, fique atento!

Fique de Olho

O Fique de Olho de hoje vem do analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, que recomenda a companhia aérea Gol (GOLL4). Segundo ele, a empresa é vista com bons olhos pelos analistas do banco.

Além disso, a empresa anunciou a compra da MAP Transportes Aéreos, por R$ 28 milhões. A aquisição mostra a confiança da empresa na recuperação do tráfego aéreo e é uma aposta para crescer em um cenário de reabertura.

O analista também destaca que as ações da companhia estão com preço abaixo dos níveis pré-pandemia e têm boa possibilidade de valorização no médio prazo.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.