PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Juros no Brasil e nos EUA podem pautar a Bolsa hoje; veja outros assuntos

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

16/06/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta quarta-feira (16).

1) Juros no Brasil - Nesta quarta-feira (16), o Copom (Comitê de Política Monetária), do Banco Central, anuncia a nova taxa básica de juros, a Selic.

A expectativa do mercado é de que a inflação ainda alta force um aumento da taxa para 4,25% ao ano. Hoje, a Selic está em 3,5% ao ano.

A expectativa do anúncio pode mexer com o mercado hoje.

2) Juros nos EUA - Além do Brasil, o Fed (Banco Central norte-americano) também divulgará nesta quarta-feira (16) a taxa básica de juros do país. A expectativa do mercado é para uma elevação dos juros, que hoje estão entre 0% e 0,25%.

O dado é um dos mais aguardados pelo mercado global e, caso esse aumento se concretize, pode haver uma fuga de capital estrangeiro de países emergentes, como o Brasil. Por isso, a divulgação deve ter forte impacto na Bolsa brasileira.

3) CPI da Covid - A comissão que investiga as atitudes do governo federal no combate à pandemia deve continuar hoje, com o depoimento de Wilson Witzel (PSC), ex-governador do estado do Rio de Janeiro.

Witzel sofreu impeachment em setembro do ano passado e é investigado por suspeitas de corrupção na saúde do estado durante a pandemia.

Após entrar com pedido de habeas corpus para não comparecer, o ex-governador voltou atrás e disse que vai responder a todas as perguntas feitas pela CPI.

O mercado fica atento às declarações, que podem gerar ainda mais instabilidade política.

4) Petróleo nos EUA - O relatório semanal dos estoques de petróleo dos EUA será divulgado hoje. O indicador reflete a oferta do petróleo no país, movimentando o seu preço no mercado.

Isso pode se refletir nas ações da Petrobras (PETR4), que utiliza a cotação do petróleo norte-americano como referência para a política de preços de comercialização do combustível pela companhia.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.