PUBLICIDADE
IPCA
+0,53 Jun.2021
Topo

Veja 6 assuntos que podem mexer com a Bolsa nesta semana

Exclusivo para assinantes UOL

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/06/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, seis assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta semana.

1) Reforma tributária - O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou que nesta semana o governo deve enviar o projeto que trata sobre o Imposto de Renda de pessoas físicas e jurídicas, além de lucros e dividendos.

Com isso, ele adia novamente a definição sobre os relatores da reforma tributária, que deve acontecer nesta semana.

2) Reforma administrativa - Além da reforma tributária, o mercado também fica atento à possível presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, na Câmara para discutir a reforma administrativa. O convite foi feito pelo presidente da comissão especial que debate o assunto, Fernando Monteiro (PP-PE).

A intenção da reforma é enxugar a máquina pública, fazendo alterações no regime de trabalho e plano de carreira dos servidores.

3) Eletrobras - A medida provisória que abre caminho para a privatização da Eletrobras (ELET3) foi aprovada na semana passada pelo Senado e, com o acréscimo de trechos que não estavam no projeto original, voltou à Câmara dos Deputados para discussão.

Para não perder a validade, o projeto precisa ser aprovado até esta terça-feira (22), e as discussões podem movimentar as ações da companhia esta semana.

4) Boletim Focus - Agora pela manhã será publicado o Boletim Focus, que é divulgado toda segunda-feira pelo Banco Central. O relatório mostra as projeções do mercado para indicadores importantes da economia, como inflação, PIB, dólar e a taxa básica de juros.

O boletim pode influenciar na decisão dos investidores, e por isso os investidores devem ficar atentos.

5) Ata do Copom - Na terça-feira (22), o Banco Central divulga a ata da reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que definiu o aumento da taxa básica de juros na última semana.

O documento explica a decisão sobre os juros e sinaliza os próximos passos da política monetária do BC.

6) CPI da Covid - A CPI da Covid também deve movimentar o mercado nesta semana, principalmente depois que 11 testemunhas passaram à condição de investigadas na última semana. Entre elas está o atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

É mais um assunto para ficar de olho.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.