IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Reforma tributária e outros três temas que podem afetar o mercado hoje

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/06/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL Economia+, quatro notícias que podem movimentar a Bolsa nesta quarta-feira (23), e uma empresa para ficar de olho.

1) Reforma tributária - O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve enviar nesta quarta-feira (23) o projeto para fazer mudanças no Imposto de Renda. O projeto é a peça que falta para que a Câmara dos Deputados volte a discutir a reforma tributária, que visa reformular a cobrança de impostos no país.

A proposta pode provocar grandes alterações no cenário econômico do país e mexer com a Bolsa.

2) CPI da Covid - A CPI da Covid, comissão criada para investigar as atitudes de enfrentamento à pandemia adotadas pelo governo federal, ouve hoje o sócio da Precisa Medicamentos, Francisco Emerson Maximiano, sobre a compra da vacina Covaxin.

Maximiano intermediou as negociações do Ministério da Saúde com a empresa Bharat Biotech, fabricante da vacina.

A comissão deseja entender se existiram irregularidades no processo de compra.

3) Balança comercial nos EUA - Os EUA divulgam hoje os dados sobre a balança comercial do país.

A balança comercial mede a diferença entre as exportações e importações, e ajuda a dar indícios da demanda doméstica (importações) e do aquecimento da economia norte-americana (exportações).

O indicador, que tem como base o primeiro trimestre do ano, mostra como a economia do país responde conforme a vacinação avança e pode causar respostas no mercado nesta quinta (23).

4) Petróleo - O mercado também pode repercutir a publicação do relatório semanal dos estoques de petróleo dos EUA, que é divulgado toda quarta-feira.

O indicador pode refletir diretamente no preço do petróleo no país, que é utilizado pela Petrobras (PETR4) como referência para a política de preços de comercialização do combustível pela companhia.

Fique de Olho

A casa de análises Recomenda Ações traz para o radar do investidor as ações da Usiminas (USIM5), empresa do setor siderúrgico.

Segundo o analista Guilherme Cunha, a empresa encontra-se abaixo do seu preço justo. Além disso, o setor de mineração está em um bom momento com a recuperação da cotação do minério de ferro nos últimos dias.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.