PUBLICIDADE
IPCA
1,25 Out.2021
Topo

Com alta dos juros, a poupança pode voltar a ser rentável? Veja a resposta

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/08/2021 04h00

Que a poupança rende bem pouquinho e perde para a inflação, todo mundo já sabe. Mas agora que da taxa de juros, a Selic, está subindo —e chegou a 5,25% ao ano —será que ainda é possível ressuscitar a rentabilidade da caderneta de poupança? No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio foi categórico: não é.

"A poupança sempre estará em desvantagem, independentemente da taxa de juros em vigor", disse. Entenda abaixo o motivo e assista ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Poupança "nova" tem um condicionante: Selic

Esperandio explica que de maio de 2012 para cá houve uma mudança na regra da poupança.

"Quem fez aplicações antes dessa data, de meados de 2012 para trás, se enquadra no que é chamado de 'regra da poupança velha'", disse ele, que também é do canal Econoweek.

Nessa poupança velha, a rentabilidade é de 6% ao ano mais TR (taxa referencial), que está zerada há anos.

Quem fez aportes depois da mudança, não pega mais esse rendimento. "De 2012 em diante, a regra mudou. Há agora um condicionante: a taxa básica de juros (Selic).

O economista exemplifica:

Se a Selic estiver em 8,5% ao ano ou mais, a poupança terá a rentabilidade idêntica à regra antiga, ou seja, de 6% ao ano mais TR. Se a Selic estiver, por exemplo, em 10% ao ano, a poupança vai render 6% ao ano. "Ora, por esta definição ela já é desvantajosa", afirmou.

Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, a poupança vai render 70% da taxa Selic. "Neste caso, se a Selic estiver em 8% ao ano, por exemplo, a poupança vai render 5,6% ao ano", disse.

Hoje, a taxa Selic está em 5,25% ao ano; e o rendimento da poupança corresponde a 70% disso.

Poupança x Tesouro Selic: desconto de IR

Esperandio disse que, mesmo descontando o Imposto de Renda sobre a rentabilidade do Tesouro Selic, ainda assim este título tem vantagem sobre a poupança, que é isenta de IR.

"Então, não vai chegar o dia que a poupança vai voltar a valer a pena. O Tesouro Selic, que é o investimento mais seguro do país, vai ter sempre rentabilidade acima da poupança em qualquer cenário, seja com Selic acima ou abaixo de 8,5% ao ano", declarou.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL e do UOL e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE