PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Com cenário político instável, vale investir em fundos de ações agora?

Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

22/08/2021 04h00

Diante do atual cenário político, muitos investidores podem estar se perguntando se vale continuar fazendo aportes em fundos de ação ou se é melhor esperar os ânimos esfriarem. No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio falou sobre os impactos que o momento conturbado do país causa na Bolsa e como isso reflete também nos fundos de ações.

Assista abaixo ao trecho do programa, e entenda o que fazer agora. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Sem investir, você está deixando de ganhar

Esperandio disse que, apesar do cenário político conturbado, essa crise no governo não causou grandes reflexos imediatos no desempenho da Bolsa.

"Não é porque o cenário político está ruim que você deveria tardar os seus investimentos. O cenário político no Brasil sempre esteve ruim e dificilmente vai melhorar num passe de mágica", declarou ele, que também é do canal Econoweek.

Para Esperandio, enquanto não investe, você está deixando de ganhar rentabilidade nos seus investimentos.

Carteira de investimentos "blindada"

"Além disso, dá para você diversificar e montar uma carteira de investimentos 'blindada' contra crises políticas. Obviamente, não é uma garantia que seus ativos não sofrerão volatilidade. Como blindar? Diversificando em setores descorrelacionados e escolhendo bons ativos", afirmou.

Segundo o economista, um gestor de fundo de ações de gestão ativa procura fazer essa seleção, escolhendo ações de empresas promissoras que não necessariamente vão se tornar ruins por conta de crises políticas.

Elas podem sofrer impacto na sua precificação, no valor de face da ação, mas os negócios não vão ser abalados, necessariamente, por uma crise política.

"Sob essa ótica, às vezes crises podem ser boas oportunidades para você comprar com desconto aquelas ações que ficaram mais baratas e que continuam sendo interessantes para a sua diversificação de carteira de ativos para o médio e longo prazo. Nunca para o curto prazo", declarou.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página de investimentos do UOL, do UOL Economia e do UOL e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE