PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Reforma tributária e cenário global movimentam a Bolsa nesta semana

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/08/2021 04h00

Confira no Café com Mercado, do UOL, quatro assuntos que podem movimentar a Bolsa nesta semana e uma ação para ficar de olho.

1) Reforma tributária - Na última sexta-feira (20), o senador Roberto Rocha (PSDB-MA) informou que deverá apresentar seu relatório sobre a PEC 110/2019 nesta semana.

A proposta de emenda à Constituição faz parte da reforma tributária, que empacou na última semana.

Diferentemente do projeto de lei que trata da reforma do Imposto de Renda, a PEC propõe extinguir tributos e criar o Imposto sobre Operações com Bens e Serviços (IBS).

O assunto deve movimentar o mercado durante a semana. Nos últimos dias, a Bolsa brasileira já começou a considerar a demora da reforma em seus preços. A demora na aprovação da reforma do IR foi um dos motivos para as quedas sucessivas da semana passada.

2) Boletim Focus - Toda segunda-feira é dia do Boletim Focus, um relatório feito pelo Banco Central que apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio.

Os investidores utilizam esses dados para a tomada de decisão de seus investimentos e, por isso, podem movimentar o mercado.

3) Regulação na China - O mercado internacional continua preocupado com uma série de regulações ao setor privado que vêm ocorrendo na China.

Na semana passada, a mídia estatal do país lançou uma série de artigos defendendo mais regulações para fabricantes de bebidas, empresas de cosméticos e farmácias online.

4) Política monetária nos EUA - Outro assunto que tem captado a atenção dos investidores ao redor do mundo é a política monetária nos EUA.

Na última semana, a ata da reunião do Fed, o Banco Central norte-americano, sinalizou uma diminuição nos incentivos à economia que vem ocorrendo desde o início da pandemia.

O assunto movimentou as Bolsas na semana passada e ainda deve se manter no foco dos investidores, que aguardam o discurso de Jerome Powell, presidente do Fed, que deve falar sobre a perspectiva econômica do país na sexta-feira (27).

Fique de Olho

O analista Bruno Lima, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje a 3R Petroleum (RRRP3), empresa de petróleo.

De acordo com o analista, a companhia passou por uma queda desproporcional ao recuo da cotação do barril de petróleo, que ainda se encontra em patamares altos.

Por isso, neste caso o analista reforça que os receios em relação à desaceleração global, que causou a queda das ações da companhia, abriram uma boa oportunidade para os investidores.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE