PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Dados de emprego no Brasil e mais 6 temas que podem afetar a Bolsa hoje

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

26/08/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, sete assuntos que podem movimentar o mercado nesta quinta-feira (26) e uma ação para ficar de olho.

1) Empregos no Brasil - Nesta quinta-feira (26), o Ministério do Trabalho e Previdência Social divulga os dados do Caged, sobre empregos e desempregos no país referentes a julho.

O ministro da pasta, Onyx Lorenzoni, participará de coletiva para detalhar os dados.

Como o ministério é recém-criado, a fala do ministro e também os dados podem sinalizar os próximos passos para conter a taxa de desemprego no país, e movimentar o mercado.

2) PIB dos EUA - Nos EUA, será divulgada a segunda estimativa do PIB do país referente ao segundo trimestre de 2021. Na primeira estimativa, os EUA tinham registrado um crescimento de 6,5% no período.

A evolução do crescimento econômico da maior economia do mundo é um dos dados mais aguardados pelo mercado e deve movimentar a Bolsa nesta quinta-feira (26).

3) Desemprego nos EUA - Ainda nos EUA, será divulgado o número de novos pedidos de seguro-desemprego feitos na última semana.

O dado é publicado toda quinta-feira e revela como está a economia norte-americana. Isso afeta as expectativas dos investidores e pode movimentar a Bolsa por aqui também.

4) Mais crise política - Fontes confirmaram ao UOL que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) desistiu de apresentar um pedido de impeachment do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A atitude mostra um "momento de alívio" no pesado cenário político brasileiro, após diversos desentendimentos entre o presidente e o STF.

Nos últimos dias, o mercado já tem precificado —ou seja, colocado preço— na crise política, e o assunto tem gerado muito sobe e desce na Bolsa brasileira.

5) CPI da Covid - Na CPI da Covid de hoje, os senadores ouvem o ex-secretário de Saúde no Distrito Federal (DF) Francisco Araújo.

Ele é investigado pela Polícia Federal por participar de fraudes na compra de testes rápidos de covid-19.

Os senadores também querem entender se Araújo está envolvido nas negociações com a Precisa Medicamentos, intermediária da vacina indiana Covaxin junto ao Ministério da Saúde.

6) Economia regional - O Banco Central divulga daqui a pouco o Boletim Regional. A publicação é trimestral e apresenta as condições da economia por regiões do país e por alguns estados.

O balanço mostra indicadores como produção, vendas, emprego, preços, comércio exterior, entre outros.

Esses dados influenciam as decisões de política monetária do país e, por isso, podem movimentar o mercado.

7) Construção no Brasil - A FGV publica nesta quinta-feira (26) os dados de atividade e inflação do setor de construção no Brasil. As informações permitem que os investidores vejam o nível de atividade do setor, o que pode afetar os preços das empresas de construção hoje.

Fique de Olho

O analista Lucas Claro, do BTG Pactual Digital, traz para o Fique de Olho de hoje a rede de hospitais Rede D'Or (RDOR3).

Segundo o analista, o setor de saúde ainda está em alta por conta da pandemia.

Além disso, a companhia passa por crescimento e aumento na capacidade de leitos, o que deve beneficiar seus resultados.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE