PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Precatórios e mais quatro temas que podem mexer com a Bolsa

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/09/2021 04h00

Veja no Café com Mercado, do UOL, cinco assuntos que podem afetar a Bolsa nesta quarta-feira (15).

1) PEC dos precatórios - Na terça-feira (14), o relator da PEC que possibilita o parcelamento dos precatórios, deputado Darci de Matos (PSD-SC), apresentou parecer favorável ao projeto.

A proposta permite que o governo parcele os precatórios, que são dívidas que o governo é obrigado a pagar após decisões judiciais.

O mercado teme que a proposta cause ainda mais instabilidade política e fiscal no país, pois pode abrir margem para calote do governo e espaço para acusações de "pedaladas" fiscais.

2) "Prévia" do PIB - O Banco Central divulga nesta quarta-feira (15) a prévia do PIB brasileiro, o IBC-Br. O indicador mede a atividade econômica do país e é utilizado para a elaboração da política monetária.

No último boletim Focus, o mercado estimou que o crescimento do PIB deve ser de 5,04% em 2021, abaixo dos 5,28% de quatro semanas atrás.

O indicador pode mudar as expectativas dos investidores para a economia nos próximos meses e movimentar o mercado hoje.

3) Balança comercial dos EUA - Os EUA divulgam nesta quarta (15) as importações e exportações referentes ao mês de agosto. Os resultados permitem avaliar o aquecimento da economia norte-americana e como está a competitividade do país no cenário internacional.

4) Petróleo - Ainda nos EUA será divulgado o relatório de estoques de petróleo no país.

Como a Petrobras (PETR4) segue a cotação do petróleo norte-americano, a divulgação do relatório pode afetar diretamente as ações da empresa.

5) CPI da Covid - A CPI da Covid ouve hoje o advogado Marconny Nunes Ribeiro, que é suspeito de ter atuado como intermediário para a Precisa Medicamentos nas negociações de compra da Covaxin para o Ministério da Saúde.

O depoimento estava marcado para o dia 2 de setembro, mas Marconny não compareceu. Dessa vez, a comissão teve autorização para solicitar a condução coercitiva caso o advogado não compareça novamente.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE