IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dá para ganhar dinheiro acima da inflação? Há opção de investimento seguro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/09/2021 04h00

A inflação já acumula alta de 9,68% nos últimos 12 meses, terminados em agosto, preocupando consumidores e também investidores. Afinal, como proteger suas aplicações da alta dos preços? No Papo com Especialista, programa semanal e ao vivo do UOL, o economista César Esperandio disse que há ativos para você se proteger da inflação, como o Tesouro IPCA.

No programa, o economista explicou como funciona o título, por que ele é uma boa opção para proteger seu dinheiro da inflação, Leia abaixo a análise do economista e assista ao programa completo, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido toda quinta-feira, às 15h.

Tesouro IPCA paga juros acima da inflação

Esperandio explicou que o Tesouro Direto é um dos investimentos mais acessíveis e o mais seguro do país.

"O Tesouro Direto se divide em três grupos (Tesouro Selic, Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA), que, juntos, têm mais de dez opções de títulos", afirmou ele, que é também do canal Econoweek.

"O Tesouro IPCA é chamado de título de renda fixa híbrido, porque tem um componente prefixado [bônus] e um pós-fixado [inflação], que você só conhece depois. Apesar de existirem projeções do IPCA para os próximos anos, a gente só vai ter certeza desse indicador ao final do período", disse.

Portanto, afirmou o economista, qualquer título do Tesouro IPCA vai garantir um rendimento sempre acima da inflação, porque paga o IPCA, que é o indicador oficial da inflação no país, mais juros prefixados.

"O Tesouro IPCA nunca será negativo, independentemente de a inflação subir ou descer. Mesmo que haja uma deflação, a rentabilidade desse título não seria negativa porque tem o bônus. Então, todos os títulos do Tesouro IPCA sempre vão render acima da inflação", afirmou Esperandio.

Vale ressaltar que as condições de investimentos citadas no vídeo são referentes ao dia 16 de setembro. As taxas podem variar de um dia para o outro.

Tesouro IPCA com juros semestrais

Há também títulos do Tesouro IPCA com pagamento de juros semestrais. Ou seja, duas vezes por ano, o investidor recebe os juros que renderam nos seis meses anteriores. Esperandio fez duas ressalvas para este tipo de investimento:

  1. A rentabilidade semestral que cai na sua conta deixa de render. Se fosse a modalidade de receber apenas na data de vencimento, o rendimento seria bem maior, pois os juros compostos estariam agindo a seu favor.
  2. Há incidência de alíquota de Imposto de Renda maior, para os primeiros recebimentos de rentabilidade. A alíquota de IR é regressiva de acordo com o prazo de investimento: 22,5% (para resgate em até 180 dias), 20% (de 181 a 360 dias), 17,5% (de 361 a 720 dias) e 15% (acima de 720 dias).

"Cada vez que você recebe [os juros semestrais], você paga Imposto de Renda e, com isso, o seu dinheiro deixa de render. Na modalidade que você resgata só no final [na data do vencimento], você paga Imposto de Renda uma vez só, e o dinheiro rendeu muito mais nesse período", declarou.

O economista disse ainda que há também títulos da renda fixa privada, como CDBs, com rentabilidade atrelada ao IPCA.

"Você encontra CDB que paga bônus ainda maior que os do Tesouro IPCA, mas o Tesouro IPCA tem prazos de vencimento mais longos que os da renda fixa privada, no geral", disse.

Segundo Esperandio, títulos do Tesouro IPCA são, tipicamente, recomendáveis para estratégias de médio e longo prazos.

"Esse tipo de investimento garante uma rentabilidade sempre acima da inflação", afirmou.

É preciso ficar com o título até o vencimento

Outra característica do Tesouro IPCA é que ele só é vantajoso para quem fica com os títulos até a data do vencimento. Só assim o investidor garante os juros combinados, acima da inflação.

Caso queira vender os títulos antes da data de vencimento, o investidor fica sujeito aos preços do mercado —que pode querer pagar menos pelo título do que o combinado na hora da compra.

Papo com Especialista é toda quinta-feira

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e na página de Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.