PUBLICIDADE
IPCA
1,16 Set.2021
Topo

6 assuntos que podem movimentar o mercado nesta semana

Conteúdo exclusivo para assinantes

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/09/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL, seis notícias que podem movimentar o mercado nesta semana.

1) Crédito no Brasil - O Banco Central divulga nesta segunda-feira (27) o volume de crédito concedido para pessoas físicas e jurídicas, além dos dados sobre os juros praticados para várias modalidades de crédito.

Os dados indicam como está a capacidade de renda das pessoas e empresas, e é termômetro da economia real —aquela que afeta diretamente as pessoas.

Além disso, também serão publicados os dados de mercado aberto no país, que mostram a oferta de títulos públicos.

Como a renda fixa tem uma grande influência na tomada de decisão dos investidores, o mercado pode responder à divulgação deste dado hoje.

2) Boletim Focus - Como ocorre toda segunda-feira, o Banco Central publica o Boletim Focus, um relatório que apresenta as perspectivas do mercado financeiro sobre indicadores importantes para a economia, como a taxa básica de juros, a evolução do PIB, inflação e câmbio.

Os investidores utilizam esses dados para planejar seus investimentos, e a pesquisa também indica o caminho que o Banco Central pode adotar para os juros.

3) Construção - A FGV publica nesta segunda-feira (27) os dados de atividade e inflação do setor de construção no Brasil. O dado permite que os investidores vejam o nível de atividade do setor, o que pode afetar os preços das empresas de construção hoje na Bolsa.

4) CPI da Covid - O relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), informou na sexta-feira (24) que deve demorar um pouco mais para entregar o relatório das investigações.

Segundo ele, o relatório será apresentado apenas quando o último depoimento for ouvido.

Nesta semana, a CPI ainda ouvirá o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan. Ele é um dos maiores apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e é suspeito de fazer parte de um comitê informal para orientação de medidas de combate à pandemia.

5) Precatórios - A PEC dos precatórios, que permite o parcelamento de dívidas judiciais do governo, pode ganhar novos capítulos nesta semana.

Na semana passada, o vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), criticou duramente a proposta e chamou de "pedalada fiscal", o que mostra que o assunto ainda é controverso dentro da Casa.

Já o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), havia dito que deseja que o texto seja aprovado o quanto antes. Por isso, as discussões devem se intensificar nesta semana e movimentar o mercado.

6) Reforma do IR - O relator da Reforma do Imposto de Renda no Senado, senador Ângelo Coronel (PSD-BA), afirmou que a votação para a proposta deve ficar apenas para o ano que vem devido à complexidade da matéria.

Como essa reforma é essencial para que o governo consiga se manter dentro do teto de gastos no próximo ano, este assunto pode movimentar o mercado nesta semana.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira da página de Investimentos do UOL, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Investimentos e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE