IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Tesouro Direto permite ganhar com empréstimo ao governo; veja como investir

Para investir, você precisa ter conta aberta em alguma instituição financeira (banco ou corretora de valores) - miniseries/ iStock
Para investir, você precisa ter conta aberta em alguma instituição financeira (banco ou corretora de valores) Imagem: miniseries/ iStock

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/02/2022 04h00

Você sabia que é possível comprar títulos do governo? Para isso existe o Tesouro Direto, um programa criado em 2002 em que pessoas físicas podem adquirir papéis do governo federal pela internet. É como se o investidor emprestasse dinheiro ao governo por tempo determinado, e o governo o recompensasse por isso. No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, o economista César Esperandio revela como investir na modalidade.

"Apesar do nome Tesouro Direto, não dá para você investir no Tesouro Direto direto. Você vai precisar fazer algo antes disso", afirma.

Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa do dia 27 de janeiro. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido toda quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

1º passo: ter conta em banco ou corretora

"Antes de começar a investir, você precisará de uma instituição financeira de onde vai sair a sua grana. Pode ser o seu banco ou a sua corretora", declara o economista, que também é do canal Econoweek.

Portanto, o primeiro passo é abrir uma conta em uma corretora de valores ou ter conta em banco (conta corrente ou poupança). "Hoje, praticamente os principais bancos permitem que você faça investimentos no Tesouro Direto, assim como todas as corretoras", diz.

E qual corretora escolher?

Esperandio afirma que escolher uma corretora é mais uma questão de afinidade com a plataforma e opções não faltam no mercado. "Você pode até ter contas em várias corretoras", declara —afinal, a abertura de conta é gratuita.

Ele diz ainda que "não há necessidade de transferir dinheiro para a sua conta da corretora. O dinheiro só precisará estar na sua conta na hora em que você for investir".

Vantagem de ter conta em mais de uma corretora

O economista declara que, no caso da renda fixa privada (como CDBs), o mesmo título pode estar disponível em mais de uma corretora ao mesmo tempo.

"Mas não necessariamente ele é oferecido nas mesmas condições. Muitas vezes, uma corretora negocia com o emissor daquele título uma diminuição na taxa que a corretora receberia. Com esse desconto, a corretora consegue aumentar a rentabilidade daquele título, tornando-o mais atrativo", diz.

Passo a passo para investir via plataforma do Tesouro Direto

Importante: Antes de investir na plataforma do Tesouro Direto, você já deve ter feito o cadastro diretamente nos bancos e corretoras habilitados.

No vídeo, Esperandio mostra o passo a passo para investir em títulos na plataforma do Tesouro Direto.

  • Faça o login na plataforma do Tesouro Direto;
  • Clique em "Investir";
  • Escolha o título no qual quer investir;
  • Clique na aba "Instituição financeira". Lá aparecerão todas as instituições (bancos ou corretoras) onde você tem conta aberta. Escolha de qual vai sair o dinheiro para o investimento;
  • Informe o valor;
  • Clique em "Investir".

O processo de compra de um título é bem parecido com a compra em qualquer plataforma de e-commerce. "É mais ou menos como comprar no Magalu, no Mercado Livre, na Americanas", diz Esperandio.

Para investir no Tesouro Direto, outro caminho é via sua corretora ou banco.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.