PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Posso investir no Tesouro Direto tendo só uma conta de poupança?

Getty Images
Imagem: Getty Images
Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, de São Paulo

08/05/2022 04h00

É possível investir no Tesouro Direto se a pessoa tiver só uma conta de poupança ou é obrigatório abrir uma conta corrente em um banco? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, o economista César Esperandio diz que tradicionalmente nem uma coisa nem outra é suficiente para investir no Tesouro.

"É preciso ter uma conta em uma corretora de valores. Mas as coisas estão mudando, e talvez você já tenha uma conta em corretora sem saber. Os bancos digitais já podem abrir tanto uma conta corrente quanto uma conta em corretora e você nem fica sabendo desse detalhe", afirma.

Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Você precisa ter conta em corretora

Esperandio afirma que, além da conta corrente que você tem no banco, existe também, para quem investe, a conta de investimento, que é aberta numa corretora.

"Na hora em que você investe dentro do aplicativo do seu banco, por exemplo, o dinheiro sai da sua conta corrente e passa pela conta da corretora", declara o economista, que também é do canal Econoweek.

Na maioria dos bancos digitais, diz ele, a conta da corretora já está integrada à conta corrente do cliente.

"Se você é cliente de um banco digital, às vezes nem percebe que existe essa conta na corretora, porque ela já está integrada à sua conta corrente", afirma. Nos grandes bancos tradicionais, o procedimento é similar.

Como abrir conta em corretora

Esperandio declara que existem cerca de cem corretoras de valores no Brasil. A maioria não cobra taxa para investimentos no Tesouro Direto. Confira as dez melhores corretoras do país.

Você pode abrir conta em uma corretora diretamente no seu celular. Basta baixar o aplicativo da corretora escolhida e fazer o cadastro (enviando alguns documentos e fazendo selfie, para provar que é você mesmo). A conta é aberta, mesmo sem dinheiro depositado nela.

Quando você for investir, precisa transferir o dinheiro da sua conta corrente para a conta da corretora.

"Na hora que você for investir no Tesouro Direto ou em outras aplicações, o dinheiro é sacado da sua conta na corretora para fazer essa operação", diz.

O investimento pode ser feito pelo aplicativo da sua corretora ou pelo site do Tesouro Direto. A operação de compra de um título é parecida com uma compra digital, como nas plataformas da Magalu, da Americanas ou do Mercado Livre, entre outras.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.