IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Como resgatar a previdência privada? Tiro tudo ou pego um valor todo mês?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/09/2022 04h00

Você tem investimentos em previdência privada, mas não sabe quando poderá usar o dinheiro nem com que periodicidade fazer os resgates? No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Vivian Rodrigues falou sobre as opções de resgate dos planos de previdência privada e o que fazer se você quiser trocar de seguradora.

Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao trecho do programa do dia 11 de agosto. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido semanalmente, às quintas-feiras, das 16h às 17h. Para também ter sua dúvida respondida no programa, envie sua questão para o Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Como eu uso a minha previdência? Segundo Vivian, a previdência privada é um produto que, em geral, foi pensado para o longo prazo. "Não é um produto que você precisa necessariamente resgatar o valor total de uma vez", diz.

Existem algumas estratégias para usar o dinheiro da previdência:

  • Transformar o valor total em renda. Nessa opção, você abre mão do capital total que tem e troca pelo direito de receber um valor até a data da sua morte ou por um período específico, 10, 20 ou 30 anos, por exemplo. Se você falecer antes, o restante vai para os seus beneficiários. "Há muitos acordos possíveis", diz.
  • Fazer resgates sempre que necessário. Você deixa o dinheiro lá e faz resgates sempre que precisar, respeitando um prazo de carência que em geral é de 60 dias entre os resgates.
  • Pode ser o último investimento a ser resgatado. A previdência não é um dinheiro que vai para inventário. No caso do falecimento do titular, o dinheiro vai diretamente para os beneficiários.

Mudar o dinheiro para outro plano é uma opção: mesmo se você não for usar o dinheiro no momento, é importante ficar de olho no quanto ele está rendendo. Se achar que o produto não está bom, a opção é fazer a portabilidade para outro fundo de previdência, dentro do próprio banco ou para outra corretora.

Ao fazer a portabilidade, não há pagamento de Imposto de Renda, mas pode haver taxa de carregamento.

Como eu pago Imposto de Renda? Existem dois tipos de planos de previdência privada: VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), sendo que a principal diferença é a cobrança de Imposto de Renda. Veja aqui.

Como calcular a aposentadoria? Vivian diz que, para calcular quanto você vai receber da previdência privada, são levados em consideração muitos fatores, além de particularidades de cada seguradora.

Entre os fatores, são o capital acumulado e a modalidade de resgate, como poder sacar tudo, ter uma renda vitalícia ou ter uma renda temporária, de 10, 20 ou 30 anos. Segundo ela, é possível fazer simulação junto à sua seguradora

Papo com Especialista é semanal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, semanalmente, das 16h às 17h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Rafael Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Quer estar sempre bem informado sobre investimentos? Clique aqui e receba notícias e dicas para investir diretamente no seu WhatsApp.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.