Quer guardar dinheiro? Conheça técnica que ajuda a ter disciplina para isso
Muitos investidores têm muita dificuldade de estabelecer metas realistas em seus investimentos e menos disciplina emocional para conseguir atingir os seus objetivos. Mas existe uma abordagem que pode te ajudar: Smart. É o que mostra a planejadora financeira Keylla Santos, no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL.
Essa matéria faz parte da série sobre o universo das finanças comportamentais. É um um trecho do programa completo de 30 de novembro. A série trouxe outras três lives, e assinantes podem rever as aulas quantas vezes quiserem. Veja o primeiro, o segundo e o terceiro aulão completos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre como sair das dívidas para começar a investir. Para saber mais, acesse "Depois de sair das dívidas, como investir para realizar seus sonhos?".
Smart pode ajudar
Seja específico no momento de estabelecer suas metas realistas. Para isso, Keylla diz que há uma abordagem (chamada de "Smart") pode te ajudar a estabelecer metas.
Específico: As metas devem ser claras e específicas, evitando ambiguidades. Isso ajuda a definir com precisão o que você quer (compra da casa, viagem, aposentadoria, etc.).
Mensurável: As metas devem ser quantificáveis, permitindo que você acompanhe o progresso delas. "Isso envolve a definição de critérios concretos para medir o progresso", afirma.
Alcançável: As metas podem ser desafiadoras, mas precisam ser alcançáveis. Certifique-se de que estão dentro das suas capacidades e recursos, em um certo período de tempo. Segundo ela, metas inatingíveis podem levar à frustração, enquanto metas muito fáceis podem não ser motivadoras.
Relevante: As metas devem ser relevantes e alinhadas com os seus objetivos, valores e planejamento financeiro. Certifique-se de que a meta faz sentido no contexto mais amplo da sua vida ou do seu negócio. "Se a meta não tiver muito peso, outras coisas vão ganhando prioridade", diz.
Temporal: Estabeleça prazos específicos para suas metas. Isso cria um senso de urgência e ajuda a evitar a procrastinação. Os prazos também facilitam o acompanhamento do progresso.
Não conte com a disciplina, diz a planejadora financeira. "Nós somos influenciados pelas nossas emoções, somos seres emocionais, complexos, e sofremos distorções na hora de analisar e tomar uma decisão. Portanto, não conte tanto com a disciplina", afirma Keylla.
Vale buscar estratégias que facilitem a tomada de decisão. "Reforço a dica anterior de priorizar os investimentos. No início do mês, já reserva um valor para investir", diz.
Para manter a disciplina emocional, priorize. Conte menos com a sua disciplina e tente automatizar suas decisões, como colocar uma transferência automática [dos aportes mensais] na sua conta bancária. Torne esse processo de investir o seu dinheiro automático.
Keylla Santos
Quer saber como economizar e investir, além do que está acontecendo na economia? Conheça e siga o novo canal do UOL "Economize e Invista" no WhatsApp.
Aulão: Entenda suas emoções para investir melhor seu dinheiro
Não adianta só entender como funciona cada tipo de investimento. Para investir bem, você precisa entender o seu perfil e como suas emoções podem ajudar ou atrapalhar nas escolhas que você faz com seu dinheiro. Pensando nisso, o UOL preparou uma série de três lives para falar sobre o universo das finanças comportamentais, para ajudar os investidores a usar as emoções a seu favor e tomar decisões mais inteligentes e rentáveis.
A primeira live mostra que, no momento de fazer escolhas dos investimentos, não são só questões racionais que interferem. Há as influências e os erros na forma de perceber as informações. O segundo aulão mostra como sua mentalidade te atrapalha na hora de escolher os melhores investimentos. O terceiro fala sobre como lidar com suas emoções para tomar decisões mais inteligentes e rentáveis nos investimentos.
Assista ao aulão no Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, todas as quintas-feiras, das 16h às 16h40. Assine aqui e participe!
A última série do Papo com Especialista foi sobre Como sair das dívidas e ter mais dinheiro para investir e realizar sonhos. Para saber mais, acesse este link.
Quer investir melhor? Receba dicas no seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido? O UOL tem uma newsletter diária gratuita que o ajuda nesse objetivo. Assine o Por Dentro da Bolsa aqui. Você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos para aprender a investir melhor.
Você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor o seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. UOL Investimentos ainda tem diversos conteúdos diários que te ajudam a lidar melhor com seu dinheiro.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Deixe seu comentário