IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ônibus e postos: como fica o dia em SP, Rio, BH, Curitiba e Porto Alegre

Do UOL, em São Paulo*

31/05/2018 04h00Atualizada em 31/05/2018 11h21

A chegada do feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (31) deve, naturalmente, reduzir o movimento em várias cidades e, com isso, oferecer uma folga extra para que os principais serviços consigam recompor seus estoques e se normalizar.

Após dez dias de paralisação dos caminhoneiros, muitas prefeituras, comércios e postos de combustíveis já voltaram a ser reabastecidos, e os serviços começam, aos poucos, a serem retomados.

Veja mais abaixo a situação prevista para esta quinta-feira em São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife:

Leia também

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo suspendeu o estado de emergência que havia sido decretado na cidade na sexta-feira da semana passada (25). "A decisão foi tomada porque já está sendo normalizado o fornecimento de combustível para frota de serviços essenciais”, disse a prefeitura. Também foi decretado ponto facultativo nas repartições públicas para sexta (1º).

Transportes

A prefeitura diz que tem combustível garantido para a frota de ônibus da cidade até o dia 1º (sexta). Ontem, o sistema funcionava com 71% de sua frota. Em feriados, a frota de ônibus da cidade já é normalmente menor e não tem previsão de nova redução. O rodízio de veículos continua suspenso até o fim da semana e os agentes da CET foram orientados a não multar veículos que venham a sofrer pane seca.

Quem for viajar de ônibus por terminais como o Tietê ou o Jabaquara deve ligar para as companhias de ônibus ou consultar seus sites e conferir se há atrasos ou cancelamentos.

Na quinta-feira, em função dos eventos "Marcha para Jesus" e "Feira Cultural LGBT", o Metrô reforçará o quadro de funcionários nas estações mais próximas aos locais (Sé, Anhangabaú, São Bento, Luz, Tiradentes, Armênia, Portuguesa/Tietê, Carandiru e Santana) e disponibilizará trens extras nas linhas 1, 2 e 3.

No domingo (3), a oferta de trens em operação voltará a ser ampliada nas linhas 1, 2 e 3 para atender aos usuários que participarão do evento "Parada do Orgulho LGBT".

Combustíveis

Ontem, cerca de 20% dos postos da capital já estavam abastecidos, embora tivessem filas longas ao longo do dia. O presidente do Sincopetro (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados do Petróleo do Estado São Paulo), José Alberto Paiva Gouveia, disse que as empresas estarão trabalhando no feriado para agilizar o abastecimento. “Entre segunda e terça-feira (dias 4 e 5), tudo já voltará ao normal", afirmou. Caminhoneiros informaram no fim da tarde de ontem que encerrariam o cerco à refinaria da Petrobras de Paulínia, bloqueada desde o início da greve (segunda, 22). A refinaria é a maior da Petrobras e abastece a região metropolitana de São Paulo.

Saúde

A Secretaria Municipal da Saúde informou que a realização de cirurgias não emergenciais foi normalizada nesta quarta-feira em todos os hospitais municipais. As ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) continuam sendo abastecidas em postos exclusivos para atendimento da administração municipal, garantindo o atendimento regular da população. A Secretaria Estadual de Saúde, porém, reforçou o pedido à população para colaborar com doações de sangue, já que os bancos do estado se esvaziaram muito com a baixa movimentação da última semana.

Limpeza urbana

A coleta de lixo domiciliar não funciona aos feriados na cidade.

Rio de Janeiro

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) informou no fim da tarde de ontem que  "o município retornou ao estágio de normalidade". Desde sexta-feira (25), a cidade estava sob estado de atenção.

A Secretaria de Segurança do estado também encerrou ontem as atividades da Central de Escoltas -um gabinete emergencial criado com o intuito de apoiar o transporte de caminhões de combustível através dos bloqueios nas estradas e nas refinarias do estado.

Transportes

O BRT, que chegou a ser suspenso no domingo por falta de combustível, já opera sem grandes transtornos. A Rio Ônibus informou que os coletivos da cidade estão próximos de operar normalmente, mas que o volume de passageiros ainda está mais baixo do que o normal.  Segundo o MetrôRio, as linhas operam normalmente.

A rodoviária NovoRio pede que os passageiros entrem em contato com as empresas de ônibus para verificar possíveis mudanças de horário de embarque ou cancelamentos.

Combustíveis

De acordo com o Sindcomb (Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência do Município do Rio de Janeiro), 40% dos postos de gasolina da capital estavam abastecidos na noite de ontem. Embora os carregamentos de combustível estejam voltando a entrar na cidade, o Sindcomb afirma que a procura é ainda muito grande, o que está tornando a retomada instável, já que, em alguns postos, as bombas voltam a ficar vazias algumas horas depois de serem reabastecidas.

Limpeza urbana

A Comlurb informou que os serviços de coleta de lixo e limpeza serão realizados normalmente no feriado de Corpus Christi. As coletas de lixo domiciliar e seletiva seguirão a programação regular, assim como a limpeza das áreas públicas de maior fluxo, o que inclui praças, parques, praias e ruas onde acontecerem feiras-livres.

Belo Horizonte

Transportes

Normalizado, o sistema de ônibus de Belo Horizonte opera nesta quinta com o quadro de horário regular de domingos e feriados, informou a BHTrans. Na sexta, haverá uma redução de 10% da frota. O metrô continua com funcionamento restrito nesta quinta-feira -apenas das 5h30 às 9h30, como nos últimos dois dias -, segundo o Sindimetro (Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais), que está em greve na cidade por salários maiores.

Combustíveis

O Minaspetro, sindicato que representa os postos de gasolina do estado, informou ontem que os caminhões-tanque do estado já estavam conseguindo circular nas estradas sem a necessidade de escoltas policial, o que volta aos poucos a levar combustível para as cidades. Em Belo Horizonte, a expectativa do Minaspetro é de que entre hoje e amanhã todos os postos tenham sido abastecidos. Nos municípios do interior, o abastecimento total deve acontecer até o final de semana. O sindicado lembra que o uso de galões para compra de combustível nos postos foi proibido pela Polícia Militar em todo o estado. 

Saúde

Os serviços da rede pública que atendem urgência terão funcionamento normal hoje e amanhã. São eles:

  • Unidades de Urgência do Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB)
  • Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s)
  • Central de Internações
  • SAMU – 192
  • Centros de Referência em Saúde Mental (Cersam’s)
  • Serviço de Urgência Psiquiátrica (SUP).

Os outros serviços não funcionam na quinta-feira, feriado de Corpus Christi. Na sexta-feira (1º), terão atendimento reduzido, com escala de plantão. 

Limpeza urbana

A coleta domiciliar funciona normalmente, inclusive no feriado. O mesmo acontece com a coleta seletiva.

Recife

Transporte

O transporte urbano nos 15 municípios da região metropolitana de Recife está normalizado.

Combustíveis

Os postos estão recebendo combustível desde ontem. Mais de 500 caminhões saíram ontem do centro de distribuição de Suape (PE) para abastecer os postos de Pernambuco. A expectativa é que o abastecimento seja normalizado até segunda-feira (4). Os consumidores devem enfrentar filas hoje devido à grande procura. 

Curitiba

Transportes

A Prefeitura de Curitiba informou que a frota de ônibus neste feriado seguirá o esquema de horário de domingos. Na sexta (1º), a circulação será normal. No sábado e no domingo, seguirá o horário de funcionamento típico desses dias.

Combustíveis

De acordo com o Sindicombustíveis (sindicato da categoria), cerca de 75% dos 340 postos de Curitiba já receberam combustível.

Porto Alegre

Transportes

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informou que os ônibus circularão durante o feriado seguindo o mesmo esquema de frota de domingos. Na sexta-feira (1º), a frota funcionará plenamente, como ocorre em dias úteis. No fim de semana, o esquema será o típico para sábados e domingos.

Combustíveis

A previsão é que pelo menos 70% dos 278 postos de Porto Alegre (RS) já estejam abastecidos nesta quinta-feira (31). 

Veja dicas para economizar combustível no seu carro

UOL Carros