IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #88: Constanza Novillo, diretora de marketing da Asics

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

07/06/2021 14h46

Usar roupa esportiva será mais bem aceito no mundo pós-pandemia? E como uma marca de esportes pode ajudar a população em relação a saúde mental?

Nesta semana, o podcast Mídia e Marketing recebe Costanza Novillo, diretora de marketing da Asics para a América Latina -veja a entrevista completa no vídeo acima.

"A pandemia colocou luz na discussão em relação à saúde mental. Muito mais do que manter a forma, conseguimos entender que o esporte é uma válvula de escape para gerenciar o estresse, a ansiedade e as incertezas que estamos vivendo nesse momento de pandemia, afirma a executiva (a partir de 1:21).

No papo, Constanza também fala sobre o desafio de criar "provas virtuais" para atletas amadores, além de abordar a importância dos influenciadores na construção de uma marca.

"Quando pensamos em embaixadores, estamos falando de relacionamentos de longo prazo. Procuramos parceiros que tenham autenticidade, que sejam genuínos no que falam e fazem e que, claro, sejam relevantes para os públicos que queremos atingir. A palavra mágica é a cocriação", diz (a partir de 12:45).

Nova dinâmica do mercado

A executiva, que nasceu na Argentina mas está no Brasil desde 2005, também comenta sobre as mudanças nos hábitos dos consumidores provenientes da fragmentação da mídia.

"Precisamos buscar formas inovadoras de gerar conteúdo e engajar o nosso público. Hoje podemos trazer experiências e conexões mais personalizadas. O desafio é entender como interromper menos e dialogar mais. O branded content já é importante e vai ganhar ainda mais importância no futuro", afirma (a partir de 23:40).

"A propaganda não perdeu todo seu charme, mas precisa dar espaço para outros formatos e outros caminhos possíveis, que sejam menos tradicionais. Os publicitários precisam ter a humildade de abrir a cabeça e se reinventar. A dinâmica do mercado mudou", afirma (a partir de 25:37).

Plataforma promete estudar mente humana

Para ter mais dados sobre este assunto, a marca japonesa lançou, na semana passada, uma plataforma que pretende estudar os benefícios da prática esportiva na mente das pessoas.

Supervisionado pelo Dr. Brendon Stubbs, pesquisador de exercícios e saúde mental baseado no King's College, em Londres, na Inglaterra, o estudo "Mind Upflifter" pretende capturar o impacto do esporte em dez diferentes métricas emocionais, por meio de uma combinação de tecnologia de escaneamento facial e dados de autorrelatos.