IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Reinaldo Polito

Oprah: era pobre, foi estuprada, venceu e conquistou o mundo com discurso

Oprah Winfrey fez um discurso emocionante no Globo de Ouro 2018 - Getty Images
Oprah Winfrey fez um discurso emocionante no Globo de Ouro 2018 Imagem: Getty Images

23/01/2018 04h00

Poucas vezes se viu aceitação unânime para um discurso como esse proferido há poucos dias por Oprah Winfrey ao receber o Globo de Ouro Cecil B. DeMille. Ela falou da luta pela igualdade racial e sobre o fim dos homens poderosos e brutais.

Assim que chegou ao palco foi recebida com estrondoso aplauso da plateia. Nesse momento o público aplaudia a reputação da oradora. Esse é um aspecto extremamente relevante na comunicação - a nossa fama nos precede.

Quando nos apresentamos em público, antes de abrirmos a boca para cumprimentar os ouvintes, já fomos avaliados. As metas que cumprimos, os projetos que realizamos, os desafios que superamos são levados em consideração.

Leia também:

Para compreendermos melhor. Imagine que apareça para discursar um político que sabidamente comete malfeitos. Você o julgaria de maneira negativa antes mesmo de ele pronunciar a primeira palavra.

O passado de lutas e conquistas dessa mulher, que nasceu pobre, foi estuprada ainda jovem pelo padrasto e sofreu as mais terríveis agressões, mas se manteve firme para sobreviver e se tornar uma das pessoas mais poderosas do mundo, a credenciava naquela noite a receber os aplausos e ser reverenciada.

Oprah se tornou uma das mulheres mais ricas da terra, chegando a faturar mais de 50 milhões de dólares por mês, graças à sua competência e determinação. Durante 25 anos comandou um programa líder de audiência nos Estados Unidos.

E, por isso, se transformou também em exemplo para as mulheres não apenas norte-americanas, mas sim de todo o mundo. Seu sucesso é uma espécie de esperança a quem aspira um dia crescer na vida.

Além desse carisma e dessa admirável reputação, ela foi muito feliz na escolha do tema que desenvolveu. Talvez não exista hoje assunto mais comentado no mundo que a denúncia que algumas mulheres famosas estão fazendo contra homens poderosos que as assediaram.

Muitas dessas mulheres estavam na plateia e se emocionaram com suas palavras. Era como se cada uma delas estivesse ali no palco dizendo aquelas mesmas frases.

Ao pregar, reiteradamente, que o tempo dos homens brutos e poderosos havia chegado ao fim, graças à coragem dessas mulheres que resolveram levantar a voz contra eles, de certa forma fez a catarse de cada uma delas.

Com esse discurso proferido com muita emoção e impecável eficiência conquistou todo o público presente e os milhões de telespectadores que a assistiam nos mais diferentes cantos do Planeta.

Não foram poucas as pessoas que afirmaram que ela seria a próxima presidente dos Estados Unidos. Tanto que Trump, talvez até preocupado com a proporção dos comentários favoráveis a ela, se antecipou dizendo que não acredita que ela queira se candidatar.

Esse é um discurso para assistir muitas vezes. É uma obra prima da oratória que servirá sempre de exemplo de comunicação e, principalmente, de estímulo para que mulheres e homens que se sintam agredidos nos seus direitos tenham coragem de se defender.

Superdicas da semana:

  • Nossa fama nos precede quando falamos em público
  • Use a emoção na dose certa para cada circunstância
  • Adapte  a mensagem de acordo com a realidade dos ouvintes
  • Prepare os ouvintes para que participem da emoção que pretende usar no seu discurso

Livros de minha autoria que ajudam a refletir sobre esse tema: "29 Minutos para Falar Bem em Público", publicado pela Editora Sextante. "As Melhores Decisões não Seguem a Maioria", “Oratória para advogados”, "Assim é que se Fala", "Conquistar e Influenciar para se Dar Bem com as Pessoas" e "Como Falar Corretamente e sem Inibições", publicados pela Editora Saraiva. “Oratória para líderes religiosos”, publicado pela Editora Planeta.

Siga no Instagram - @reinaldo_polito
Siga pelo Facebook - facebook.com/reinaldopolito
Pergunte para saber mais contatos@polito.com.br