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Máquina faz temaki em 15 seg e tem franquia em supermercado por R$ 88 mil

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo (SP)

21/02/2014 06h00

Uma máquina que faz temakis (cones de alga, arroz e peixe, originários da culinária japonesa) em 15 segundos é a aposta do empresário Eugênio Ferrão, 51, para atrair interessados em abrir uma unidade de sua franquia, a Japa Express.

Segundo o empresário, o equipamento agiliza o preparo do prato japonês já que, normalmente, um sushiman demora de 30 segundos a um minuto para fazer a iguaria. Além do tempo de preparo, Ferrão afirma que a máquina também auxilia na formação de profissionais que produzem o prato.

"Um sushiman pode levar meses para aprender a técnica, com o equipamento basta um dia de aula para qualquer pessoa produzir a iguaria", diz.

A máquina funciona da seguinte maneira: primeiro, coloca-se a alga sobre uma forma de plástico e em seguida o recheio de arroz e peixe picado. Depois, aciona-se uma alavanca para que a forma com a alga e o recheio seja puxada para um molde que dará o formato de cone ao produto. Por fim, é só retirar o cone do molde.

Todas as lojas da Japa Express operam dentro de supermercados da marca Carrefour, devido a uma parceria entre a multinacional francesa e a franquia, segundo o empresário. Atualmente, há oito unidades da rede em funcionamento com este modelo no Estado de São Paulo.

As unidades são projetadas no formato de quiosque e o investimento inicial é de R$ 88 mil (inclusos taxa de franquia + instalação + capital de giro). O faturamento médio mensal do franqueado varia de R$ 15 mil a R$ 40 mil, com lucro líquido de 20% (de R$ 3.000 a R$ 8.000).

“Os quiosques ficarão próximos à peixaria do hipermercado e não haverá cobrança de aluguel, água e luz”, afirma Ferrão. Em contrapartida, ele diz que o franqueado terá como único fornecedor de insumos a própria rede francesa. Além disso, uma porcentagem do faturamento do negócio será repassada ao Carrefour. O valor não foi revelado.

Empresário investiu R$ 30 mil em máquina para fazer temakis

Segundo Ferrão, foi necessário um ano e R$ 30 mil para desenvolver o equipamento. Ele já havia desenvolvido uma máquina semelhante para a produção de sushis.

De acordo com ele, com um treinamento básico, qualquer profissional é capaz de manusear a máquina e preparar os temakis. Com isso, ele dispensa a necessidade de um sushiman. “É muito difícil achar um sushiman habilitado no mercado e, além disso, são profissionais que necessitam de salários elevados”, diz.

Máquina reduz custos, mas produto perde sabor

Ferrão diz que a média salarial de um funcionário da franquia é de R$ 1.200. Já o salário de um sushiman começa em R$ 4.000, de acordo com o Sinthoresp (Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de São Paulo).

O diretor-executivo da entidade, Rubens Fernandes da Silva, diz, no entanto, que a máquina pode auxiliar o trabalho do sushiman, mas não substitui-lo. “Sem a criatividade e o toque especial deste profissional, o produto perde em sabor e a sua característica artesanal.”

Fornecedor único impede barganha de preços

Para o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) Reinaldo Messias, o modelo de negócio da Japa Express é interessante para se abrir espaço no mercado, mas ela não deve ficar para sempre dentro do hipermercado.

Isso porque, segundo ele, ter um único fornecedor para o negócio impede que o franqueado negocie melhores preços. “Se houver uma alta nos preços, o empreendedor não vai ter outras opções”, diz.

Além disso, Messias afirma que, antes de investir, o interessado deve avaliar o fluxo de pessoas no hipermercado e, especialmente, na área onde ficará o quiosque. “O ponto é fundamental para o sucesso do negócio. Se ninguém vê-lo, todo o investimento poderá ser comprometido.”

Empresário participará da Feira do Empreendedor em SP

A empresa de Ferrão será uma das participantes da Feira do Empreendedor, que será realizada entre 22 e 25 de fevereiro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Ao todo serão 300 expositores entre franquia, representantes comerciais, prestadores de serviços e fornecedores para micro e pequenas empresas, segundo a organização do evento. 

Durante o evento, o empresário diz que tentará encontrar interessados para 44 unidades da franquia que pretende abrir no país inteiro.

Serviço:

Japa Express: (11) 2649-7366. Site: www.japaexpressfranquias.com.br

Cuidados ao escolher uma franquia

Tempo de mercadoVerifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir aos franqueados
Pesquisa com franqueadosAs redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço, nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de retorno e lucro
FaturamentoDesconfie de número fantásticos. O ideal é avaliar mais de uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento
Prazo de retornoA ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses para franquias, que necessitam de investimento maior
Assinatura de contratoO negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone, ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento etc.