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Sabores regionais como cajá e cupuaçu ajudam a vender ovos de Páscoa na BA

Afonso Ferreira

Do UOL, São Paulo

17/04/2014 06h00

Fazer ovos de Páscoa com recheio de frutas regionais como cajá e cupuaçu é a aposta do microempresário Carlos André Serra, 27, de Ilhéus (BA), para conquistar a clientela. Os ovos trufados são feitos na cozinha da casa do empreendedor e os dois sabores são a novidade do negócio para este ano, segundo Serra.

No último mês, a Sabores do Cacau, empresa comandada por Serra, recebeu cerca de 500 pedidos de ovos de Páscoa, volume 17% maior do que em 2013, quando ele vendeu 415 ovos de chocolate, de acordo com o empreendedor. O preço de cada unidade varia de R$ 12 a R$ 45, dependendo do peso e do sabor.

"Boa parte desse aumento se deve aos novos sabores regionais dos ovos de Páscoa acrescentados no cardápio deste ano. Eles têm despertado a curiosidade da clientela", diz.

Serra afirma que produz 28 sabores de ovos que incluem –além de cajá e cupuaçu– brigadeiro, café, chocolate com pimenta, cereja, licor de cacau, morango, uva, maracujá, entre outros. Os pesos são: 250 g, 350 g, 500 g e 1 kg.

O empresário não revela o faturamento do negócio, mas diz que é microempreendedor individual, categoria cuja receita bruta anual é de até R$ 60 mil.

De acordo com Serra, a maior parte das frutas utilizadas nos recheios vem do sítio da família. O restante é adquirido em feiras livres. “Com isso, conseguimos ter custos de produção um pouco menores”, diz.

Filho ajudou mãe a fazer ovos de Páscoa para escola

Serra diz que começou a fazer ovos de Páscoa caseiros em 2001, quando precisou ajudar a mãe, Lina Eugênia Serra, 51, a fazer alguns ovos de chocolate para os alunos da escola infantil onde ela dava aulas. “As crianças e os pais adoraram. No ano seguinte, começamos a receber pedidos extras de amigos”, afirma.

O empresário, que formalizou o negócio apenas em 2011, já pensa na Páscoa do próximo ano. “Estou em contato com uma rede de supermercados local para comercializar meus ovos de chocolate nas lojas associadas. Se der certo, vamos vender muito mais em 2015”, declara.

Para manter o negócio durante o ano todo, Serra afirma que produz trufas de chocolate. Os recheios são os mesmos dos ovos de Páscoa e cada unidade custa R$ 2. Por mês, ele diz vender 1.200 trufas.

Concorrência com grandes empresas dificulta entrada no mercado

De acordo com a gerente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) em Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o mercado de ovos de Páscoa e chocolates é dominado por grandes empresas como Garoto, Lacta e Nestlé.

A chance para a pequena empresa, segundo ela, é aproveitar nichos inexplorados pelas grandes, como os doces com sabores regionais.

“A grande empresa tem produção em escala, por isso consegue vender mais barato para o consumidor. O pequeno empresário tem de oferecer algo diferente e de qualidade para conseguir o próprio público”, afirma.

Figueiredo diz, ainda, que vender ovos de Páscoa pode até gerar uma renda extra. Mas, para o negócio se manter durante o ano todo, é preciso ter uma linha de doces que possa ser consumida independentemente da época do ano.

Serviço:

Sabores do Cacau: www.facebook.com/pages/Sabores-do-Cacau