IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

80 mil empresas buscaram renegociar dívidas em feirão; prazo vai até sexta

Do UOL, em São Paulo

17/09/2014 17h45

Cerca de 80 mil empresas brasileiras já entraram no Feirão Limpa Nome Online PJ, feito pela Serasa, na tentativa de renegociarem dívidas com credores e fornecedores, segundo a entidade. Até as 12h desta quarta-feira (17), 78.496 negócios enviaram ou receberam propostas para quitar débitos pendentes.

O serviço, no ar desde a última segunda-feira (15), possibilita aos empresários –especialmente os de micro, pequeno e médio portes– a renegociação das dívidas de pessoa jurídica pela internet. Por meio dele, as companhias têm a oportunidade de negociar descontos e condições especiais até a meia noite da próxima sexta-feira (19).

Entre as empresas dispostas a renegociarem dívidas com devedores estão: AES Eletropaulo, American Express, Banco da Amazônia, Banco Mercantil, Banco Tribanco, Bandeirante Energia, Banrisul, Bradesco, Braspress, BRFoods, Claro, CVC, Embrasil, Grupo Eletrobrás, GVT, HSBC, Itaú, Manaus Ambiental, Martins Atacadista, OI, Pepsico, Recovery, Santander,  TIM e outras.

Para participar, basta se cadastrar no site www.limpanomeempresas.com.br e preencher um cadastro, que deverá ser validado com um certificado digital ou com o código da carta-comunicado recebida pelo devedor.

Em seguida, o empresário vai acessar a página onde estarão relacionadas as participantes do feirão com as quais sua empresa possui alguma dívida pendente e que constam na base de dados da Serasa.

Aquelas dispostas à negociação, poderão ser consultadas no menu lateral da mesma página. Ao escolher e clicar no nome da companhia, serão apresentadas as pendências que a empresa inadimplente possui e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para renegociá-las.

A partir daí, o empresário entra diretamente em contato com seu credor e negocia possíveis descontos nas dívidas atrasadas, com condições de pagamento diferenciadas. Em alguns casos, é possível até mesmo que o boleto já esteja disponível, a partir de uma proposta inicial feita pelo próprio credor.

O responsável pela empresa, no entanto, deve se preparar antes de negociar, colocando na ponta do lápis todas as despesas fixas de seu negócio e as dívidas já assumidas ou previstas.

Assim, é possível saber o valor disponível para pagar a nova dívida que será negociada, escolhendo as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento da companhia.

Empresas devedoras querem ter nome limpo

Pesquisas da Serasa indicam que a maioria das empresas devedoras deseja recuperar o crédito, mas um dos principais obstáculos para isso é justamente o contato com a empresa credora.

“O objetivo do feirão é reinserir essas companhias no mercado de crédito. Entendemos que este é o momento de incentivar a aproximação de quem está devendo e quer pagar e de quem está com débitos em aberto e quer receber”, afirma José Luiz Rossi, presidente da Serasa.

De acordo com a entidade, o site foi desenvolvido em ambiente protegido, que garante a segurança e a proteção de todos os dados. Assim, o empresário que não tiver internet disponível pode usar qualquer computador ou lan house o feirão.