IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

ANÁLISE

Quer ser seu próprio chefe? Confira como organizar suas finanças para isso

Veja como se preparar financeiramente para abrir e manter o seu negócio - iStock Photo
Veja como se preparar financeiramente para abrir e manter o seu negócio Imagem: iStock Photo

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/01/2023 04h00

Você já sonhou em ter a sua própria empresa, ser seu próprio patrão? Mas como se preparar para realizar esse projeto de vida e viver do seu negócio?

No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, a planejadora financeira Lorena Pires afirma que o autônomo deve ter muita responsabilidade com as finanças do negócio, já que os rendimentos podem oscilar todo mês.

"Há meses em que a renda do seu negócio vai ser menor, e há meses em que será maior. Então, o autônomo tem essa complexidade a mais na gestão das finanças. É diferente que quem é assalariado", declara.

Para ela, o autônomo consegue até ter uma estimativa de quanto vai ganhar, mas não há tanta certeza. "Por isso é tão importante que o empreendedor tome certo cuidado na hora de gerir os recursos que estão entrando", afirma.

Leia abaixo a análise da planejadora financeira e assista ao programa completo, que é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e transmitido semanalmente, às quintas-feiras, das 16h às 17h.

Para também ter sua dúvida respondida no programa, envie sua questão para o Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br.

É preciso separar a conta pessoal da conta do negócio?

Lorena diz que a grande vantagem de separar as contas é conseguir visualizar melhor os gastos da sua vida pessoal e da sua atividade profissional.

"Na prática, essa separação de contas traz uma clareza fundamental para quem atua de maneira autônoma. Vale, portanto, ter duas contas: uma para suas finanças pessoais e outra para as finanças profissionais", declara.

Para reduzir custos de tarifas bancárias, ela indica abrir contas em bancos digitais.

Guardar parte do dinheiro todos os meses: "É importante que você não utilize todo o dinheiro que ganha para enviar para a sua conta pessoal", diz Lorena.

Segundo ela, é preciso guardar uma parte do dinheiro para o capital de giro da sua empresa. "É uma quantia que você precisa ter na conta do negócio para ir pagando algumas despesas enquanto o dinheiro não cai e, eventualmente, ir formando uma reserva financeira", afirma.

O que fazer quando as vendas caem e os custos pessoais aumentam?

A planejadora financeira diz que a maior parte dos negócios tem ciclos: épocas em que a empresa vende mais; outras, menos.

"Você precisa aproveitar os momentos de 'vacas gordas', em que a empresa ganha mais, para ir montando caixa para os momentos em que a receita cai", afirma.

Na vida pessoal, o processo é similar. Segundo ela, você precisa se preparar para os gastos que são anuais, como IPTU, IPVA, seguro do carro, matrícula de escola, material escolar, entre outros.

"Idealmente, você deve conhecer qual o valor total dessas despesas, dividir por 12 e todo mês separar a parcela em um investimento para este objetivo anual. É uma maneira de você visualizar esses gastos todo mês, para não ter surpresa no início do ano. Você precisa se preparar para isso, fazendo reservas mensais", afirma.

Reserva financeira: Lorena fala sobre a importância de ter a sua reserva financeira. "Ter um colchão de emergência vale para qualquer pessoa. Mas quem tem um negócio deve ter um cuidado a mais, pois não conta com seguro-desemprego, não tem FGTS nem 13º. Portanto, a reserva financeira vai trazer mais segurança para o negócio", diz ela.

Papo com Especialista é semanal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, semanalmente, das 16h às 17h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo email uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.

Quer estar sempre bem informado sobre investimentos? Clique aqui e receba notícias e dicas para investir diretamente no seu WhatsApp.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.