IR 2016: É possível ter imposto a pagar e a restituir ao mesmo tempo?


  • Stefan

(Pergunta da internauta Márcia)
 
É a segunda vez que declaro Imposto de Renda, mas dessa vez coloquei meus pais como meus dependentes. Tenho um valor para pagar, mas nada a receber de restituição. No ano passado, não os incluí na minha declaração e tive imposto a pagar, mas também tive restituição. É possível ter imposto a pagar e a restituir
 
Resposta: Não é possível. Se há imposto a restituir, então não há imposto a pagar e vice-versa. No Imposto de Renda 2016, um resultado exclui o outro.
 
Sendo assim, é possível ter imposto a pagar e nada a restituir, como foi o resultado desse ano, mas impossível ter um imposto a restituir e a pagar, como você diz que aconteceu no ano passado.
 
O supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo, Valter Koppe, acredita que você talvez esteja confundindo as informações da ficha "Resumo da Declaração", na aba Cálculo do Imposto, que mostra o valor do imposto devido.

Reprodução

O imposto devido é quanto a pessoa tem de pagar conforme o seu rendimento anual. O contribuinte já pode ter pago mais do que isso durante o ano (nos descontos de seu holerite, por exemplo). Nesse caso, terá imposto a restituir, vai receber de volta da Receita. Se pagou a menos, o resultado será imposto a pagar.

Reprodução

Cuidado ao incluir dependentes

Faça uma nova simulação do Imposto de Renda. Exclua seus pais como seus dependentes e veja se diminui seu imposto a pagar ou, se quem sabe, até consiga uma restituição.

É que quase nunca vale a pena incluir dependentes que tenham rendimentos tributáveis na declaração, porque esses rendimentos, ainda que não obriguem ao pagamento do tributo num primeiro momento, são somados e aumentam a base sobre a qual o IR é calculado, diminuindo a restituição ou aumentando o imposto a pagar.

Fonte: Valter Koppe, supervisor regional do Imposto de Renda em São Paulo

Em menos de 1 minuto, saiba quem tem de declarar o IR 2016

  •  

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos