Cuidado com 3 investimentos que bancos e corretoras gostam de empurrar
Nem todos os investimentos que são bons para o seu banco ou a sua corretora são bons para você.
Na coluna de hoje eu explico as três aplicações que as instituições financeiras gostam de oferecer e que podem fazer você perder dinheiro ou deixar de ganhar.
Títulos de capitalização
Os títulos de capitalização nem sequer são um investimento, mas muitas vezes os bancos acabam oferecendo como se fossem.
Tecnicamente eles são um seguro, mas na prática acabam sendo um jogo. Você compra um título e concorre a diversos prêmios.
Após um período determinado (por exemplo, um ano), ele devolve o seu dinheiro aplicado corrigido pela inflação ou outro indicador de rentabilidade.
Como investimento, não vale a pena de jeito nenhum, por dois motivos. O primeiro motivo é que a rentabilidade é baixa, muitas vezes inferior à da poupança. O segundo é o fato de você não poder resgatar o dinheiro antes do prazo.
No Tesouro Selic, um dos títulos do Tesouro Direto, você consegue uma rentabilidade maior, podendo resgatar quando quiser, sem a necessidade de esperar o prazo exigido pelo título de capitalização.
Se você sabe que não vai precisar resgatar o dinheiro antes do prazo, pode investir em um CDB, LCA ou LCI de prazo semelhante que terá uma rentabilidade bem maior.
O título de capitalização só vale a pena se você acredita que tem chance de ganhar o prêmio oferecido.
Plano de previdência privada
Os planos de previdência privada oferecidos em bancos e corretoras já foram bem piores. Hoje, alguns deles oferecem rentabilidade equivalente à de bons fundos de investimento.
Ainda assim, eu não gosto, pois ele acaba segurando o investimento por muito tempo, seja devido a alguma carência, seja por conta da tributação regressiva.
Se for do tipo PGBL, você pode declarar o Imposto de Renda e ganhar um desconto nos tributos devidos do ano. Mas eu fiz os cálculos e mostrei, em outro artigo, que essa vantagem só compensa depois que o dinheiro fica lá por oito anos.
Na minha visão, não compensa. A perda de flexibilidade que você tem acaba sendo um risco muito alto para o retorno oferecido. Não poder resgatar o dinheiro pode fazer diferença se um dia surgir um imprevisto por (exemplo, a necessidade de gastos hospitalares) ou se você mudar seus planos (se quiser investir em outra coisa ou comprar um imóvel).
Alternativas ao Tesouro Direto
O Tesouro Direto, como eu sempre reforço, é o investimento mais seguro do país e, atualmente, está com boa rentabilidade. Afinal, temos a maior taxa real de juros do mundo.
No entanto, para os bancos e as corretoras, o Tesouro Direto é um péssimo negócio, pois, na maioria dos casos, você não paga taxas para a instituição financeira.
Desse modo, quando você disser que quer aplicar no Tesouro, especialmente se a quantia for grande, a tendência é que o seu gerente ou o assessor gratuito da sua corretora tente lhe convencer de colocar ao menos parte do dinheiro em outra coisa.
Às vezes, as alternativas ao Tesouro valem a pena. Por exemplo, se for um CDB, LCA ou LCI com taxas líquidas muito superiores às dos títulos públicos.
Nesse caso, vale a pena sempre pedir para o atendente informar qual é a rentabilidade líquida da alternativa que ele oferece e qual é a rentabilidade, também líquida, do título do Tesouro equivalente.
Alguma dúvida?
Tendo alguma dúvida sobre investimentos, me siga no Instagram e envie uma mensagem por lá. Sua pergunta poderá ser respondida em breve nesta coluna.
Renda passiva
Quer saber mais sobre investimentos? O Papo com Especialista terá um grande aulão sobre investimentos inteligentes para quem está começando, a partir do dia 20 de abril. Vamos falar sobre tudo o que você precisa saber para conseguir viver com uma renda dos seus investimentos e ter sempre um dinheiro pingando na sua conta.
Serão quatro aulas, em que vamos tratar de ações que pagam dividendos, fundos imobiliários, títulos de renda fixa e fundos de investimentos. As duas primeiras aulas já estão no ar. A primeira aula pode ser assistida aqui e a segunda, aqui.
As aulas vão poder ser assistidas ao vivo, toda quinta-feira das 16h às 16h40. Assinantes podem reassistir às aulas quantas vezes quiserem. Ao final, os assinantes UOL vão ganhar guia exclusivo sobre como ter renda com seus investimentos. Assine aqui e participe!
Quer investir melhor? Receba dicas em seu email
Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?
A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pela equipe do PagBank Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.
Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui. Há ainda conteúdos diários sobre diversos tipos de ativos.
Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envie sua pergunta para uoleconomiafinancas@uol.com.br.
Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.