PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Ações de empresas de saneamento e energia estão entre novidades da semana

Conteúdo exclusivo para assinantes

Márcio Anaya

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/01/2021 04h00

Empresas dos setores de saneamento básico e energia elétrica estão entre as novidades das carteiras de ações recomendadas para esta semana, conforme levantamento feito pelo UOL Economia+.

A análise, que considera os portfólios divulgados por oito corretoras, mostra ainda grande movimentação envolvendo bancos e companhias de consumo e varejo. Confira a seguir os detalhes:

Apostas são em Sabesp e Sanepar

Sem nenhuma representante no acompanhamento passado, o ramo de saneamento básico traz duas empresas nesta semana: Sabesp, que atua em todo o estado paulista, e a Sanepar, do Paraná. As ações figuram como novidades nas indicações feitas pela XP Investimentos e pela Daycoval, respectivamente.

Na semana passada, a Sabesp divulgou uma decisão da Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp) relativa aos cronogramas da sua terceira revisão tarifária e da estrutura dos preços. Segundo a companhia, as notas técnicas preliminares sobre os processos devem ser publicadas até o dia 28 de janeiro.

No caso da Sanepar, o anúncio sobre novas tarifas ocorreu no fim de dezembro passado, quando a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Paraná (Agepar) definiu um índice de reajuste de 5,11%, a partir de 5 de fevereiro.

Leilões movimentam setor de energia

No segmento de energia elétrica, as novidades da semana ficam por conta das ações da CPFL, que ingressaram na carteira recomenda pela Daycoval, e pela Neoenergia, escolhida pela Ativa Investimentos.

Na semana passada, a Reuters noticiou que a CPFL Energia é uma das interessadas na privatização da distribuidora do Grupo CEEE, controlado pelo governo do Rio Grande do Sul. O leilão da companhia foi adiado recentemente para 31 de março.

Quanto à Neoenergia, dois fatos importantes aconteceram em dezembro. O grupo venceu o leilão da Companhia Energética de Brasília (CEB) e foi um dos protagonistas do leilão de concessões de transmissão realizado pelo governo federal.

Bancos e varejo seguem no radar

As ações de bancos e empresas ligadas ao consumo e varejo também movimentaram as carteiras recomendadas. Pela primeira vez nas últimas semanas, houve cinco exclusões de papéis de instituições financeiras, sendo que o Banco do Brasil (BB) saiu de dois portfólios: da Elite Investimentos e da Mirae Asset Corretora.

As demais substituições envolveram o Banco BMG, o Inter e o Bradesco.

Entre as recomendações de compra, destaque para as units (cestas de ações) do BTG Pactual, que se mantiveram nas listas da Elite e da MyCap.

No universo do consumo, chama atenção o ingresso Grupo Mateus, uma das maiores redes de alimentos do país, na relação geral de indicações da semana. As ações, que estrearam na Bolsa em outubro do ano passado, estão no rol de escolhas da Ativa Investimentos. O destaque no segmento ficou por conta de Lojas Americanas, com três recomendações.

Na ponta oposta figuram B2W e Via Varejo, que deixaram as seleções feitas pela MyCap e Mirae, respectivamente.

Confira aqui outros destaques e os portfólios completos de ações recomendados nesta semana. Os códigos e preços dos papéis podem ser conferidos na página de cotações do UOL Economia.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.

PUBLICIDADE