IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petrobras, Orçamento e outros 3 temas que podem afetar o mercado

Carol Paiffer

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/04/2021 04h00

Acompanhe no Café com Mercado, do UOL Economia+, cinco temas que podem afetar a Bolsa nesta quinta-feira (8) e duas ações para você ficar de olho hoje.

1) Novas críticas de Bolsonaro - Nesta quarta (7), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a comentar sobre a política de preços da Petrobras, ao criticar o reajuste de 39% no preço do gás, anunciado nesta semana pela companhia.

Segundo o presidente, o reajuste é "inadmissível" e ainda ressaltou "não vou interferir, mas podemos mudar esta política de preços lá".

O mercado reagiu às falas do presidente. As ações preferenciais da Petrobras, que subiam mais de 1% durante a tarde, fecharam com baixa de 0,08%. Já as ordinárias, conseguiram reverter e subiram 0,46%.

2) Mais impasses no Orçamento - A polêmica em torno do Orçamento federal de 2021 continua. Nesta quarta-feira (7), o Tribunal de Contas da União (TCU) pediu mais detalhes ao Ministério da Economia e à Casa Civil para poder dar um parecer técnico sobre o texto, que já foi aprovado pelo Congresso.

O pedido coloca ainda mais pressão no ministro Paulo Guedes e também no presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que tem até o dia 22 de abril para sancionar o texto, com ou sem vetos.

Os impasses sobre o assunto devem continuar a movimentar o mercado.

3) Política monetária na Europa - O BCE (Banco Central Europeu) faz hoje a declaração sobre a recompra de títulos na União Europeia.

Esses títulos são emitidos por instituições europeias e de dívidas de empresas.

Como a taxa de juros na Europa já encontra-se em patamar baixo, a recompra desses títulos é uma forma de manter a inflação sob controle e estimular a economia.

Isso afeta diretamente a decisão dos investidores por lá e pode mexer com a Bolsa brasileira hoje.

4) Discurso na reunião do FMI - Jerome Powell, presidente do Fed, o banco central norte-americano, deve discursar hoje na reunião do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Os investidores aguardam ansiosos o discurso. Powell deve falar sobre os rumos da economia global e também mostrar como o Fed deve agir daqui para frente para combater os efeitos da pandemia nos EUA.

5) Emprego nos EUA - Como acontece toda semana, será divulgado hoje o número de novos pedidos de seguro-desemprego nos EUA feitos na última semana. O indicador mostra como está o mercado de trabalho norte-americano e ajuda os investidores a traçar perspectivas para o curto prazo.

Fique de Olho

Durante os próximos dias a casa de análise Recomenda Ações vai apresentar 17 ações que são destaque para este trimestre.

Você vai conhecer duas ações por dia aqui no Café com Mercado.

Hoje começamos com as companhias Cyrela (CYRE3), que foi uma das maiores pagadores de dividendos em 2020, e Hering (HGTX3), uma das maiores empresas de vestuário do país.

As duas empresas apresentaram resultados acima do esperado no último trimestre do ano passado. Apesar de o setor de comércio não ser favorecido com a alta da taxa de juros, as ações das duas empresas estão com preço muito atrativo para quem quer investir agora.

O programa Café com Mercado é apresentado pela fundadora e presidente da Atom S.A., Carol Paiffer.

Conheça os recursos do serviço de orientação financeira UOL Economia+, para quem quer investir melhor.

Entre no grupo UOL Economia+ e receba notícias de investimento no WhatsApp.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Fale com a gente: uoleconomiafinancas@uol.com.br

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.