IPCA
0,83 Mai.2024
Topo

Economista dá dica de onde encontrar boas ações estrangeiras; confira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/05/2021 04h00

BDRs e ETFs: as siglas parecem sopa de letrinhas, mas são investimentos feitos na Bolsa de Valores. Os BDRs (Brazilian Depositary Receipts) são certificados que representam ações de empresas estrangeiras. Já os ETFs são fundos que acompanham algum índice da Bolsa.

Onde encontrar boas ações estrangeiras e bons fundos? A pergunta foi respondida no Papo com Especialista, programa ao vivo e semanal do UOL Economia+. Confira abaixo a dica que o economista César Esperandio deu para quem não sabe por onde começar a buscar por investimentos.

O Papo com Especialista é transmitido sempre às quartas-feiras, das 12h30 às 13h30, na página inicial do UOL e do UOL Economia+. O programa é exclusivo para assinantes e, após a transmissão ao vivo, fica disponível para consulta.

Onde consultar BDRs e ETFs

Segundo Esperandio, com os BDRs você pode investir em ações de empresas que não estão listadas na Bolsa brasileira. "Se você quiser investir no Spotify, por exemplo, tornando-se sócio da empresa, é possível fazer isso por meio destes BDRs", disse o economista César Esperandio.

O economista explicou, no entanto, que apesar de listadas na Bolsa brasileira, as ações das empresas estrangeiras são negociadas no seu mercado de origem. No caso do exemplo dado do Spotify, a negociação das ações da companhia é feita na Nasdaq, nos EUA.

Já as ETFs (Exchange Traded Fund) são uma espécie de fundos negociados na Bolsa. "É como se fosse uma ação, mas é a cota de um fundo", explicou o economista.

Para consultar os BDRs e os ETFs disponíveis, e entender se eles fazem sentido para cada investidor, ele sugere a plataforma Status Invest. "É possível consultar ETFs específicas na plataforma", disse.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

O UOL Economia+ tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita do UOL Economia+, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material não é um relatório de análise, recomendação de investimento ou oferta de valor mobiliário. Este conteúdo é de responsabilidade do corpo jornalístico do UOL Economia, que possui liberdade editorial. Quaisquer opiniões de especialistas credenciados eventualmente utilizadas como amparo à matéria refletem exclusivamente as opiniões pessoais desses especialistas e foram elaboradas de forma independente do Universo Online S.A.. Este material tem objetivo informativo e não tem a finalidade de assegurar a existência de garantia de resultados futuros ou a isenção de riscos. Os produtos de investimentos mencionados podem não ser adequados para todos os perfis de investidores, sendo importante o preenchimento do questionário de suitability para identificação de produtos adequados ao seu perfil, bem como a consulta de especialistas de confiança antes de qualquer investimento. Rentabilidade passada não representa garantia de rentabilidade futura e não está isenta de tributação. A rentabilidade de produtos financeiros pode apresentar variações e seu preço pode aumentar ou diminuir, a depender de condições de mercado, podendo resultar em perdas. O Universo Online S.A. se exime de toda e qualquer responsabilidade por eventuais prejuízos que venham a decorrer da utilização deste material.