PUBLICIDADE
IPCA
1,06 Abr.2022
Topo

Como investir em bitcoin e outras criptomoedas com segurança?

Moedas digitais: veja se vale a pena investir agora em bitcoin e outras criptomoedas - Getty Images/iStockphoto
Moedas digitais: veja se vale a pena investir agora em bitcoin e outras criptomoedas Imagem: Getty Images/iStockphoto
Conteúdo exclusivo para assinantes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

21/03/2022 04h00

O bitcoin é a criptomoeda mais famosa do mundo. Mas o universo das moedas digitais está cada vez mais caindo no gosto dos investidores; e criptos como ethereum, binance coin, litecoin e solana já têm se tornado mais conhecidas. Mas é seguro investir nessas moedas digitais?

No Papo com Especialista, programa ao vivo do UOL, o economista César Esperandio diz que o assunto é "polêmico" e responde à pergunta logo abaixo. Leia a explicação dele e assista abaixo ao trecho do programa. O Papo com Especialista é um tira-dúvidas sobre investimentos exclusivo para assinantes e é transmitido quinzenalmente, às quintas-feiras, das 15h às 16h.

Vale lembrar que a regulação do mercado de criptoativos já foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado e agora está em discussão na Câmara dos Deputados. Mas, se você quiser investir mesmo assim, o especialista dá dica de como fazer.

Falta de regulação e de transparência

Esperandio declara que há empresas que fazem um "bom trabalho" no setor de criptomoedas, mas esse mercado ainda não é administrado por um órgão regulador.

"Não posso colocar a mão no fogo —como eu coloco no caso de corretoras de valores, que são reguladas pelo Banco Central e pela CVM [Comissão de Valores Mobiliários]. Quando você investe em um ativo, você sabe onde ele está, o risco que ele corre, se é ou não protegido pelo FGC [Fundo Garantidor de Créditos]", afirmou ele, que também é do canal Econoweek.

O economista diz que a regulação no mercado de criptomoedas vem para evitar possíveis golpes e fraudes. "Mas, por conta de não haver uma regulação, a gente fica com menos transparência e sem norte para saber em qual empresa dá para colocar a mão no fogo ou não", afirma.

Não coloque toda a sua grana

Para Esperandio, caso você queira investir agora em criptomoedas, a recomendação é não colocar todo o seu dinheiro neste tipo de aplicação.

"Se você estiver a fim de colocar seu dinheiro em criptomoedas, coloque uma grana que não vai te fazer falta. Coloque 1%, 2% ou até 3% da sua carteira em criptomoedas, para ir experimentando", disse.

Papo com Especialista é quinzenal

O programa Papo com Especialista é transmitido às quintas-feiras, quinzenalmente, das 15h às 16h, na página inicial do UOL, no UOL Economia e no UOL Investimentos, e é exclusivo para assinantes. Reveja programas anteriores aqui.

Você pode enviar perguntas ao Papo pelo e-mail uoleconomiafinancas@uol.com.br —elas podem ser respondidas no programa.

Quer investir melhor? Receba dicas em seu email

Você quer aprender a ganhar dinheiro com segurança em investimentos no curto, médio e longo prazo, mesmo que nunca tenha investido?

A página de investimentos do UOL tem uma newsletter gratuita que o ajuda nesse objetivo. Ao assinar, você recebe todos os dias, antes da abertura da Bolsa, uma análise do mercado feita pelo analista Felipe Bevilacqua, da casa Levante Ideias de Investimentos. Com essa newsletter, você vai aprender a investir e entender o que está acontecendo com o mercado.

Além da newsletter diária, você também recebe, semanalmente, uma análise sobre investimentos, com dicas sobre como aplicar melhor e com segurança seu dinheiro. Para assinar a newsletter gratuita de investimentos do UOL, é só clicar aqui.

Tem dúvidas sobre ações, fundos e outros investimentos da Bolsa? Envia sua pergunta para duvidasparceiro@uol.com.br.

Este material é exclusivamente informativo, e não recomendação de investimento. Aplicações de risco estão sujeitas a perdas. Rentabilidade do passado não garante rentabilidade futura.