'Ninguém mais vai subir ou descer', diz áudio atribuído a empresário preso
O primeiro preso por suposta prática de locaute durante as manifestações de caminhoneiros é o empresário Vinicius Pellenz, dono da empresa de logística Irapuru de Caxias do Sul (RS). A Justiça Federal decretou a prisão temporária de Pellenz baseada na possível prática de atentado a liberdade do trabalho, ameaça e associação para o crime.
O jornal O Estado S. Paulo teve acesso a um áudio atribuído ao empresário com suposta ameaça a caminhoneiros que continuavam a trabalhar após o início da greve.
Leia também:
- Para reduzir diesel, governo faz cortes em saúde e educação
- MP investiga se pedir intervenção militar é um crime
- Intervenção militar, como pedida por grevistas, seria um golpe
"Ô nego, para teus caminhão ali. Vieram falar aqui que ali no Alto Feliz tu tá andando com milho. Não leva milho, não faz nada para a Agrosul", diz o áudio creditado ao empresário.
Em outro trecho da gravação, distribuída em grupos de WhatsApp utilizados pelos grevistas, o empresário manda um caminhoneiro parar os caminhões.
"Os guris já estão ligados. Tem uns caras escondidos nos morros das batatas ali pra cima. Agora, ninguém vai mais subir e ninguém vai descer. Para os caminhão."
Em seu site, a Irapuru diz ser "reconhecida como um dos mais modernos e bem equipados operadores logísticos do país, dedicando seus serviços à movimentação e armazenagem de carga em todo território nacional, Argentina e Uruguai".
A empresa tem sede em Caxias do Sul (RS) e filiais em São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Distrito Federal.
Operação. Deflagrada na manhã de ontem, operação Unlocked [Desbloqueado], teve como objetivo reprimir a prática de locaute em rodovias do Rio Grande do Sul. Ilegal no Brasil, esse tipo de paralisação é promovida por empresários para atender aos seus interesses.
Segundo a PF, mais de 60 policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão nos municípios de Vale Real e Caxias do Sul, e um de prisão temporária em um condomínio de luxo em Xangrilá.
O crime, ainda de acordo com a PF, teria ocorrido nas rodovias RS-122, RS-452 e BR-116, na região dos municípios de Bom Princípio, Feliz e Vila Cristina, no Rio Grande do Sul.
A reportagem ligou para os telefones disponíveis no site da Irapuru, mas não foi atendido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.