IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF deflagra operação de combate ao locaute durante greve dos caminhoneiros

Leandro Prazeres

Do UOL, em Brasília

31/05/2018 11h07

A Polícia Federal realiza nesta quinta-feira (31) uma operação para combater a prática de locaute (greve de patrões) por parte de transportadoras. Segundo as investigações, as empresas teriam pressionado caminhoneiros a manterem a greve que atingiu o país nos últimos dias. Batizada de Operação Unlocked, a operação foi deflagrada no Rio Grande do Sul e resultou na prisão de um empresário.

De acordo com a PF, mais de 60 policiais participaram da operação em três municípios do interior gaúcho. O administrador de uma transportadora cujo nome não foi revelado teria ameaçado caminhoneiros para que não fizessem o transporte de cargas durante a paralisação e para que abandonassem seus caminhões em postos de combustíveis.

Leia também

Ainda de acordo com a PF, os crimes teriam ocorrido nas rodovias estaduais RS-122, RS-452 e BR-116.

O locaute é uma prática criminosa que ocorre quando empresas ou empresários atuam para paralisar a produção ou a prestação de um determinado serviço. Desde a deflagração da greve dos caminhoneiros, o governo federal tem afirmado que detectou a atuação de empresários interessados na manutenção da paralisação para obter vantagens.